Política

Política


PUBLICIDADE

SADC e União Europeia em Diálogo Político Ministerial

Bandeiras da União Europeia na sede da Comissão Europeia em Bruxelas, Bélgica.
Bandeiras da União Europeia na sede da Comissão Europeia em Bruxelas, Bélgica. Imagens: Arquivo Reuters/Yves Herman/Direitos reservados

Redacção

Publicado às 17h26 17/06/2024 - Actualizado às 17h27 17/06/2024

Luanda - A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e a União Europeia (UE) reúnem-se, esta terça-feira, em Luanda, num Diálogo Político Ministerial, para a troca de impressões sobre matérias como paz e segurança, desenvolvimento humano e sustentável, alterações climáticas, ambiente, trocas comerciais e investimento.

Num comunicado de imprensa conjunto, as duas organizações esclarecem que as partes vão celebrar e lançar acordos de cooperação e de financiamento destinados a apoiar programas regionais de concorrência comercial e de acesso aos mercados, de comércio de serviços, de gestão de recursos naturais, de reforço digital seguro para África, de medidas de facilitação do comércio e dos transportes para os corredores estratégicos, de sistemas alimentares sustentáveis e de apoio institucional e paz e segurança.

O diálogo será co-presidido pelo ministro das Relações Exteriores de Angola e actual presidente do Conselho de Ministros da SADC, Téte António, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio da Hungria, em nome do alto representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Péter Szijjártó, e o vice-Presidente da Comissão Europeia, Josep Borrell.

A sessão também vai servir de plataforma para o reforço das relações entre a SADC e a União Europeia e a promoção da cooperação nos domínios da paz e segurança, das trocas comerciais e de políticas, tendo em vista o crescimento económico sustentável e as reformas económicas na região austral de África.

No encontro vão ser discutidas questões globais, continentais e regionais, que afectam não só a situação de paz e segurança da região, como também o desenvolvimento e a cooperação, assim como vão passar em revista os avanços registados em matéria de implementação da cooperação entre a SADC e a UE e o Pacote de Investimento e Programação do Portal Global África-Europa.

O Diálogo Político SADC-UE foi lançado durante a Conferência Ministerial SADC-UE, realizada em Berlim, Alemanha, em setembro de 1994, altura em que ambas as partes reafirmaram a sua determinação em reforçar as relações e em estabelecer um diálogo abrangente.

O evento vai decorre de acordo com uma resolução saída da sessão de Diálogo Ministerial SADC-UE, realizada em Março de 2013, em Maputo, Moçambique, altura em que ambas as partes concordaram que o Diálogo Político de Altos Funcionários seria organizado anualmente, enquanto o Diálogo Político Ministerial acontece de dois em dois anos, alternando o país acolher entre as duas regiões.

A última sessão do Diálogo Político Ministerial SADC-UE foi realizada em formato virtual, a 16 de Junho de 2021, enquanto a sessão anterior do Diálogo de Altos Funcionários decorreu a 07 a 08 de Junho de 2022, em Bruxelas, Bélgica.

Recorde-se que a SADC é uma organização que integra 16 Estados-Membros, estabelecida em 1980, como Conferência de Coordenação do Desenvolvimento da África Austral (SADCC), tendo, em Agosto de 1992, sido transformada em Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

A sua missão é promover o crescimento económico e o desenvolvimento socio-económico sustentáveis e equitativos, através de sistemas produtivos eficientes, de uma cooperação e integração mais aprofundadas, da boa governação e da paz e segurança duradouras, para fazer com que a região seja um actor competitivo e efectivo nas relações internacionais e da economia mundial.

São membros da SADC a África do Sul, Angola, Botswana, União das Comores, República Democrática do Congo, Reino de Eswatini, Reino do Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, República Unida da Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

Por seu lado, a União Europeia é uma união económica e política singular, integrada por 27 países, e, entre os seus objectivos está salvaguardar a paz e garantir o progresso económico e social, mediante a criação de um mercado interno europeu e o reforço da coesão social.

Embora a sua vocação tenha tido inicialmente um carácter económico, com a criação de um enorme mercado único, a União Europeia tornou-se uma entidade eminentemente política. Dos seis países fundadores, na década de 50 do século passado, o bloco transformou-se numa união composta por 27 países e uma população de cerca de 450 milhões de habitantes, abarcando quase toda a extensão do continente europeu.

PUBLICIDADE