Política

Política


PUBLICIDADE

Acto central do Dia do Fundador da Nação será no Dundo

Dr. António Agostinho Neto
Dr. António Agostinho Neto Imagens: angola24horas.com

Redacção

Publicado às 12h25 02/09/2024 - Actualizado às 12h28 02/09/2024

Luanda - O acto central do Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional, a decorrer sob o lema "17 de Setembro, com os ideais de Neto, construamos uma economia forte e dinâmica", terá lugar na cidade do Dundo, província da Lunda-Norte.

Segundo o JA que cita uma nota do Ministério da Administração do Território (MAT), o acto será presidido pelo ministro da Cultura, Filipe Zau, que se fará acompanhar por uma delegação composta outros governantes, representantes dos partidos políticos com assento parlamentar, da Fundação "Dr. António Agostinho Neto", e da "Fundação Sagrada Esperança".

A nota indica que as celebrações alusivas à efeméride vão acontecer em todo o território nacional e nas missões diplomáticas e consulares angolanas de 1 a 25 deste mês.

O MAT esclarece que as comemorações do 17 de Setembro têm como objectivo enaltecer a figura e a obra de António Agostinho Neto, reverenciar a sua contribuição na liberdade de Angola e de África, em particular na Região Austral, os esforços para a conquista da paz, em todo o território nacional, e lembrar o seu legado político.

O programa de actividades prevê, entre outras, o hastear da Bandeira Monumento e deposição da coroa de flores, na Província de Luanda, no dia 17 deste mês, pelas 08h00, em cerimónia a ser organizada pelo Governo da Província de Luanda.

A cerimónia do hastear da Bandeira Monumento (localizada no Museu Nacional de História Militar) e o acto de deposição da coroa de flores, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, faz saber o MAT, será presidido pelo ministro do Interior, Eugénio César Laborinho.

O Fundador da Nação faleceu no dia 10 de Setembro de 1979, em Moscovo, Rússia. Presidente do MPLA desde 1962, Agostinho Neto proclamou a Independência de Angola a 11 de Novembro de 1975, tornando-se, deste modo, no primeiro Presidente de Angola.

 

PUBLICIDADE