Política

Política


PUBLICIDADE

João Lourenço felicita homólogos da China e da Nigéria

Presidente João Lourenço com homólogo chinês Xi Jinping
Presidente João Lourenço com homólogo chinês Xi Jinping Imagens: DR

Redacção

Publicado às 12h59 01/10/2024 - Actualizado às 13h47 01/10/2024

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, felicitou esta terça-feira, os Chefes de Estado da China e da Nigéria, pelo Dia Nacional dos respectivos países.

Na missiva endereçada ao homólogo chinês, Xi Jinping, realça a fundação da República Popular da China, que se ergueu, nos últimos 75 anos, como uma nação inspiradora e dotada de uma vitalidade que favoreceu a mudança de todos os padrões de vida dos seus cidadãos.

João Lourenço salienta que os cidadãos chineses "se viram livres da pobreza e puderam passar a dedicar todos os seus esforços e energias à concretização de objectivos de desenvolvimento económico, técnico, científico e tecnológico, transformando o país numa grande referência mundial de progresso inclusivo".

O Estadista angolano aproveitou a ocasião para reafirmar "o compromisso em continuar a empreender esforços, no sentido do estreitamento dos laços de amizade e de cooperação existentes" entre as duas nações".

Manifestou-se convicto de que, seguindo este caminho, "conseguiremos elevar para níveis altos a parceria estratégica que vigora entre os nossos governos, contribuindo assim para a edificação de um mundo mais justo e mais solidário, em que a República de Angola e a República Popular da China caminhem juntos, em busca de resultados tangíveis compartilhados pelos nossos respectivos povos".

Por outro lado, na mensagem enviada ao Presidente Bola Ahmed Tinubu, o Chefe de Estado refere que "em nome do Executivo angolano e no meu próprio, tenho a honra de felicitar o povo, o governo da Nigéria e Vossa Excelência, pela celebração do 64º aniversário da Independência da República Federal da Nigéria".

"Nesta data assinalável para o povo nigeriano, realço as excelentes relações históricas de amizade e cooperação que os nossos dois países mantêm há vários anos e que unem os nossos povos e reforçam os laços existentes com vista a contribuir para o progresso e o desenvolvimento recíproco", lê-se na mensagem.

PUBLICIDADE