Apurados dois candidatos ao cargo de primeiro secretário nacional da JMPLA


Luanda – O Comité Nacional da JMPLA aprovou, sábado último, em Luanda, as candidaturas de Justino Capapinha e Adilson Hach para concorrerem ao cargo de primeiro secretário nacional da organização, durante a realização do terceiro Congresso, em novembro próximo.
O comunicado final da terceira reunião extraordinária do Comité Nacional, divulgado pelo Jornal EME, órgão de imprensa do MPLA, esclarece que o candidato Justino Fernandes de Castro Capapinha obteve 172 votos e Adilson Amado Marmone Hach 128.
O coordenador da Comissão Nacional Preparatória do nono Congresso da JMPLA, Crispiniano dos Santos, deu a conhecer que o encontro analisou igualmente a vida interna da organização, o seu funcionamento e o grau de preparação do evento, visando assegurar permanentemente a operacionalidade das suas estruturas a todos os níveis.
Na reunião extraordinária foi aprovado os relatórios do processo orgânico do nono Congresso e das actividades desenvolvidas pelo Comité Nacional, durante o mandato 2019/2024, assim como a proposta de alteração dos Estatutos da JMPLA, o ajuste ao Plano Programático da organização para o mandato 2024/2029, bem como a tese do Congresso.
O ajustamento da composição da Comissão Nacional Preparatória e a lista de continuidade dos membros do Comité Nacional da JMPLA para o mandato 2024/2029 foram também aprovados nesta terceira reunião.
O secretário do Bureau Político do MPLA para a Organizaçao e Inserção na Sociedade, Gonçalves Muandumba, ao discursar no encerramento, incentivou os membros do Comité Nacional a uma maior inserção e mobilização dos militantes no seio da juventude angolana.
O também coordenador adjunto do Grupo de Acompanhamento do Secretariado do Bureau Político às organizações sociais do MPLA apelou a JMPLA no sentido de ser cada vez mais dinâmica, criativa e inovadora, para a contínua elevação do espírito patriótico.
Participaram na terceira reunião extraordinária do Comité Nacional da JMPLA 239 membros, provenientes das 18 províncias do país.