Política

Política


PUBLICIDADE

UIP está disponível em apoiar projectos da Assembleia Nacional

Encontro entre Duarte Pacheco e a Presidente da Assembleia Nacional
Encontro entre Duarte Pacheco e a Presidente da Assembleia Nacional Imagens: DR

Redacção

Publicado às 12h59 05/11/2024 - Actualizado às 13h19 05/11/2024

Luanda - A União Interparlamentar (UIP) está disponível em apoiar projectos inerentes à Assembleia nacional (AN), assegurou, segunda-feira, em Luanda, o presidente cessante da organização, Duarte Pacheco.

Em declarações à imprensa, após um encontro com a presidente da AN, Carolina Cerqueira, afirmou que o auxílio aos projectos parlamentares não se limita apenas em edifícios, mas também na capacitação de cada deputado afecto ao hemiciclo com a implementação de uma academia.

Duarte Pacheco sublinhou que "temos que compreender que as pessoas não são enciclopédias. Normalmente, um deputado tem experiência profissional, como, por exemplo, em medicina, ou até mesmo agricultor, mas não sabe dos outros assuntos. No parlamento se debate tudo. Um dia fala-se sobre agricultura e no outro dia acerca dos problemas de educação”.

Deste modo, regozijou-se com o facto de a presidente da Assembleia Nacional ter anunciado um projecto relacionado com a academia, acrescentando que o mesmo "pode também ter o apoio da União Interparlamentar naturalmente. Ora, para que os deputados estejam em condições de poder intervir e tomar uma decisão consciente, têm que saber o mínimo de todas as matérias. Portanto, é aí que a academia pode ser muito relevante”.

Frisou que a 147ª Assembleia Geral da União Interparlamentar (UIP), que aconteceu no ano passado e que contou com a presença de mais de mil delegados de todo o mundo, Angola conseguiu mobilizar uma equipa para assegurar o evento.

“O importante foi a imagem que se transmitiu para o mundo. Se calhar 90 por cento das delegações nunca tinham estado em Luanda. E, portanto, aquilo que conheciam através de livros, televisão. Às vezes, com bons motivos, outras vezes até com motivos menos simpáticos”, disse. 

Duarte Pacheco acrescentou que as pessoas saíram da Assembleia Geral da União Interparlamentar com uma imagem completamente diferente daquela que tinham de Luanda.

“Ao saírem com essa imagem, estão mais disponíveis para falar bem de Angola, e, porventura, haja outros que estejam disponíveis para vir aqui fazer investimentos, fundamentais para o desenvolvimento do país”, realçou.

A União Interparlamentar é o principal interlocutor parlamentar da Organização das Nações Unidas (ONU) e leva a voz dos parlamentares aos processos de tomada de decisão das Nações Unidas, apresentando regularmente as suas resoluções na Assembleia Geral, realizando declarações e participando em debates sobre os temas principais da agenda da ONU.

Carolina Cerqueira participa na Cimeira dos Presidentes dos parlamentos do G20

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, participa, no período de 06 a 08 do corrente mês, em Brasília, na décima Cimeira dos Presidentes dos Parlamentos do G20.

O evento, a decorrer sob o lema “Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, vai promover debates e discussões de temas relacionados com o combate à fome, pobreza e desigualdade, a promoção do desenvolvimento sócio-ambiental e uma transição ecológica justa e inclusiva, além da construção de uma governança global adaptada aos desafios do século XXI.

Os parlamentares deverão ainda reflectir e dialogar sobre como os parlamentos podem auxiliar na definição de políticas que garantam a segurança alimentar e nutricional da população.

No final dos trabalhos, será produzido, a partir de consenso entre os representantes parlamentares, um documento, que vai ser entregue aos líderes do G20, cuja cimeira está marcada para os dias 18 e 19 do corrente mês, no Rio de Janeiro.

Criado em 2010, o grupo dos parlamentos dos países mais ricos do mundo, chamado de P20, debaterá propostas que ajudem a contribuir com questões globais.

Importa frisar que a décima cimeira é um evento conjunto da Câmara dos Representantes e do Senado Brasileiro e tem a parceria da União Interparlamentar.

PUBLICIDADE