Angola vai presidir o órgão eleitoral da SADC
![Participantes na reunião da SADC](https://www.giranoticias.com/_midias/jpg/2024/12/13/900x506/1_paricipantes_da_reuniao_da_sadc-375834.jpeg)
![Publicidade](/images/banner/022_portal_bannergmais_728x90_20231129.png)
Luanda - Angola vai presidir o Fórum das Comissões Eleitorais da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (ECF-SADC), por um período de dois anos (2024-2026), segundo apurou o JA Online.
O presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Manuel Pereira da Silva, vai exercer o cargo, após ter sido eleito quarta-feira, durante a 26ª Conferência Geral Anual da ECF-SADC, que decorreu na República de Seychelles.
A vice-presidência foi assumida pela Comissão Nacional Eleitoral da República Democrática do Congo, enquanto que a CNE da África do Sul fica com a presidência do Comité Executivo da organização regional africana.
Sobre a sua eleição, Manuel Pereira da Silva, expressou gratidão pela confiança depositada pelos órgãos de administração eleitoral da região, realçando os desafios e oportunidades que vão marcar o seu mandato.
Na visão do novo presidente do fórum, vai garantir e manter o comprometimento com a inovação e a consolidação da democracia, reforçando a importância da colaboração entre os Estados-membros, com vista a enfrentarem os desafios eleitorais da região.