EXECUTIVO
Reabilitação de estradas e aeroportos nas prioridades do Cuando e Cubango

29/12/2024 07h53
Luanda - O Executivo angolano vai, a partir do próximo ano, apostar na reabilitação de estradas e aeroportos nas novas províncias do Cuando e Cubango, visando impulsionar o rápido desenvolvimento socioeconómico e garantir o bem-estar das populações, assegurou sábado, o ministro da Administração do Território.
Segundo o JA Online, Dionísio da Fonseca, que falava na cidade de Menongue, durante a cerimónia de institucionalização das províncias do Cubango e do Cuando, e respectivamente a apresentação dos governadores José Martins e Lúcio do Amaral, disse que não é possível assegurar o desenvolvimento harmonioso se não existirem estradas em condições para ligar os distintos territórios dos municípios e do país.
“As principais vias que ligam os municípios das províncias do Cubango e Cuando devem estar em perfeitas condições para que seja possível promover o escoamento da produção agrícola e a livre circulação de pessoas e bens”, sublinhou o governante.
O ministro da Administração do Território afirmou que o Executivo pretende que os serviços públicos estejam cada vez mais próximos e disponíveis para as populações, bem como promover a qualidade de vida das comunidades.
Para o êxito deste processo, defendeu a implementação de várias iniciativas e projectos de investimentos públicos nos mais diversos sectores, com destaque para as Obras Públicas na reabilitação de estradas.
Dionísio da Fonseca frisou, ainda, que com o melhoramento das vias de acesso, os profissionais dos mais variados sectores estarão disponíveis nas localidades onde forem indicados a trabalhar, para a promoção do desenvolvimento integrado de todo o território nacional.
Recordou que governar o Cuando Cubango, que era a segunda província mais extensa do país, constituía um enorme desafio, razão pela qual o Presidente da República, João Lourenço, teve a iniciativa de dividir em duas províncias.
Explicou que da divisão efectuada, a província do Cubango conta, actualmente, com 11 municípios, tendo como capital a cidade de Menongue, ao passo que o Cuando passa a ter nove e como capital Maving
Por seu lado, o governador da nova província do Cubango, José Martins, prometeu trabalhar afincadamente para o desenvolvimento harmonioso da região e garantir o bem-estar das populações, tendo apontado como lema durante a sua governação “Cubango, Transformar e Desenvolver”
"chegou a hora de se darem passos significativos para que a província do Cubango rume para o desenvolvimento, dignificando a população e elevando-a a patamares mais altos no domínio do progresso social", disse.
Sublinhou que os desafios são enormes e para que se concretizem os projectos e programas traçados é necessário o envolvimento de toda a população da província do Cubango nesta empreitada, que já começou.