AN cria comissão para a 15ª. Sessão Parlamentar dos Grandes Lagos


Luanda - A Assembleia Nacional (AN) criou, segunda-feira, a comissão técnica para a realização da 15.ª Sessão do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (FP-CIRGL), que terá lugar de 25 a 30 de Abril deste ano, em Luanda.
A comissão técnica e o plano de acção para a realização da 15ª. Sessão do FP-CIRGL foram criados durante um encontro orientado pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
De acordo com o porta-voz do encontro, Pedro Sebastião, citado pelo JA Online, a criação do grupo de trabalho tem por objectivo a criação de condições técnicas para a preparação “exitosa” do evento, tendo em conta o momento particularmente difícil que a região atravessa.
“O encontro serviu para tomar algumas medidas técnicas e humanas para que o evento decorra sem sobressaltos, com vista a dar dignidade aos participantes”, afirmou.
Referiu que a Região dos Grandes Lagos, nomeadamente o Sudão e o Leste da República Democrática do Congo (RDC), vivem conflitos, que preocupam o continente e a comunidade internacional, situação que merece toda a atenção da organização.
Pedro Sebastião avançou que a 15.ª Sessão do FP-CIRGL vai albergar, aproximadamente, 100 participantes, numa ordem de cinco a seis delegados por cada Estado-membro. A 14ª. Sessão da FP-CIRGL foi realizada no ano passado na cidade de Livingstone, República da Zâmbia.
Adesão de Angola ao FP-CIRGL
Angola foi, oficialmente, convidada para membro do Fórum Parlamentar da Conferência sobre a Região dos Grandes Lagos em Janeiro de 2013, tendo aderido em Novembro de 2014.
O FP-CIRGL é uma organização inter-parlamentar que reúne Parlamentos nacionais dos 12 Estados-membros da CIRGL, nomeadamente Angola, Burundi, Congo, República Centro-Africana (RCA), República Democrática do Congo (RDC), Quénia, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Uganda, Tanzânia e Zâmbia.
O Fórum foi instituído a 4 de Dezembro de 2008, em Kigali, Rwanda, na sequência da assinatura do Acordo Inter-parlamentar. O órgão é constituído pela Assembleia Plenária, Mesa da Assembleia Plenária, Conferência dos Presidentes, Comité Executivo, Comissões e Secretariado-Geral.