Política

Política


PUBLICIDADE

Presidente do parlamento de Cabo Verde está em visita a Angola

Sede da Assembleia Nacional, em Luanda
Sede da Assembleia Nacional, em Luanda Imagens: DR

Redacção

Publicado às 14h16 19/02/2025

Luanda - O Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Austelino Tavares Correia, iniciou, esta quarta-feira, uma visita oficial de quatro dias a Angola, a convite da sua homóloga angolana, Carolina Cerqueira, no quadro da cooperação parlamentar entre os dois países.

À chegada, depois dos cumprimentos de boas-vindas por um comité de recepção, encabeçado pelo terceiro  vice-presidente da Assembleia Nacional, deputado Raúl Lima, o Presidente do parlamento cabo-verdiano disse à imprensa que a visita visa essencialmente aprofundar as relações de amizade e de cooperação existente entre os dois países, povos e parlamentos.

Recordou que os dois parlamento assinaram um Protocolo de Cooperação, aquando da visita da Presidente da Assembleia Nacional de Angola, Carolina Cerqueira, a Cabo Verde, em Julho de 2023, sublinhando que o mesmo estabelece um programa de cooperação, que os secretários-gerais dos dois parlamentos vão assinar, durante a sua visita.

Saleintou que a cooperação existente vai permitir o reforço das relações institucionais para o cumprimento, de forma efectiva, das funções de ambos os parlamentos.

“O objectivo maior é o de aprofundamento da democracia, do estado de direito e da promoção da paz. Angola é um país que dá exemplos de promoção da paz, portanto, queremos discutir todas essas questões”, enfatizou.

O programa da visita contempla um encontro de cortesia da delegação parlamentar cabo-verdiana com a Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, conversações oficiais e a assinatura de um programa de cooperação entre as administrações dos dois parlamentos para o período 2025-2026.

Está igualmente prevista visitas guiadas ao Palácio da Assembleia Nacional, incluindo a Sala do Plenário, e aos estúdios da Rádio e TV Parlamento, assim como a plantação de uma árvore, simbolizando a amizade entre Angola e Cabo Verde.

A delegação de Cabo Verde vai também visitar os museus nacionais da Moeda e de História Militar, bem como o Centro de Ciências de Luanda.

A agenda da visita reserva uma deslocação à província de Cabinda, onde vai visitar o Gabinete Local de Apoio ao Círculo Eleitoral de Cabinda e as obras do Porto de Águas Profundas do Caio, bem como um encontro com a comunidade cabo-verdiana e líderes das comunidades.

Assinado em 2014, o Protocolo de Cooperação Parlamentar entre Angola e Cabo Verde foi renovado em 2023, por ocasião da visita oficial àquele país da Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, contemplando o reforço institucional recíproco, através de formações nas áreas do processo legislativo, modernização parlamentar, digitalização e segurança cibernética.

Austelino Correia chefia uma delegação composta pelos líderes das bancadas parlamentares do MpD, PAICV, um representante da UCID, um deputado do Grupo de Amizade Cabo Verde-Angola e o secretário-geral do parlamento cabo-verdiano, Angelino Coelho.

PUBLICIDADE