LUTO
Ossadas de generais da UNITA entregues às famílias

22/02/2025 19h55
Luanda - Os restos mortais, o relatório forense, a certidão e o boletim de óbito de três generais identificados pela equipa técnica foram entregues, individualmente, às famílias, esta sexta-feira, em Luanda, pelo coordenador da Comissão de Implementação da Reconciliação em Memória das Vítimas de Conflitos Políticos (CIVICOP), Marcy Lopes.
Os corpos dos antigos generais Constantino Ndala “Assobio da Bala” e Altino Sapalalo “Bock” sguiram este sãbado para a província do Bié, onde vão ser sepultados, ao passo que Antero Vieira vai a sepultar em Luanda.
O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Lopes, ao falar à imprensa no final da cerimónia de entrega das ossadas dos generais Altino Sapalalo “Bock”, Antero Vieira e Ndala Constantino “Assobio da Bala” às respectivas famílias, apelou à colaboração da sociedade para facilitar o trabalho de identificação, reconhecendo a complexidade e a sensibilidade do processo.
Igualmente coordenador da CIVICOP, Marcy Lopes garantiu que a equipa vai continuar empenhada na localização e identificação de mais vítimas dos conflitos, com vista a permitir que outras famílias também possam conceder um funeral digno aos seus entes queridos.
Sublinhou que, embora a entrega das ossadas aos familiares represente um marco importante, a missão ainda não está concluída.
“Para as famílias que receberam os restos mortais, trata-se do encerramento de um ciclo de dor e incerteza, mas para muitas outras, a busca continua”, afirmou.
Ao proceder a leitura do elogio fúnebre do general “Bock”, Luísa Sapalalo, uma das filhas, relembrou um acto heróico do seu pai, que perdeu a mão esquerda numa sessão de treinos com explosivos militares, ao tentar proteger um dos seus instruendos.
“O general Bock foi um dos participantes da histórica longa marcha, em Março de 1977, e foi eleito membro do Comitê Central da UNITA no seu quarto congresso, realizado na província do Huambo”, declarou.
Por seu lado, Adelino Mulengo, familiar do general “Assobio da Bala”, expressou profundos agradecimentos ao Presidente da República, João Lourenço, pela decisão tomada, em 2021, que ajudou a aliviar o sofrimento moral e psicológico de muitas famílias angolanas.
“Parecia impossível, mas hoje tornaram este acto uma realidade”, afirmou um representante da família, citado pelo JA Online.
O funeral do general “Assobio da Bala” realiza-se na província do Bié, onde repousam os restos mortais dos seus pais.
Já a família do general Antero Vieira descreveu o mesmo como um homem íntegro, comprometido com a pátria e reforçaram a importância do seu legado na história do país.
O presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, Liberty Chiyaka, que prestou homenagem aos três generais, reconheceu o contributo de cada um para a pátria, expressando solidariedade às famílias.
Por sua vez, a deputada da UNITA Clarice Caputo enfatizou a necessidade de paz e perdão, desejando que os familiares encontrem “serenidade, após esse momento difícil”.
Segundo a CIVICOP, os corpos dos três generais foram encontrados numa vala comum nas matas densas de Tchandji, na província do Bié, após três meses de trabalho, tendo, posteriormente, as ossadas sido transportadas para Luanda, para a realização dos testes de ADN.
A cerimónia de entrega formal das ossadas e documentação, que decorreu nas instalações do quartel militar RI20, foi testemunhada por ministros, altas patentes das Forças Armadas Angolanas, entidades religiosas, familiares e amigos dos malogrados.