Presidente do Conselho Militar de Transição do Sudão endereça mensagem ao PR


Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, uma mensagem para o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, enviada pelo Presidente do Conselho Militar de Transição do Sudão, Abdel Fattah Al-Burhan.
Uma nota do Ministério das Relações Exteriores esclarece que a mensagem, cujo teor não foi revelado, foi entregue ao titular da diplomacia angolana, pelo embaixador extraordinário e plenipotenciário do Sudão acreditado em Angola. Abdelraouf Amir.
DE acordo com a nota de imprensa, Angola e o Sudão têm mantido, ao mais alto nível, um intercâmbio regular de mensagens que reflecte a amizade e solidariedade entre os dois países, recordando que os dois Chefes de Estado encontraram-se recentemente no Cairo, Egipto, aquando da realização da Cimeira da Liga Árabe.
Em Julho de 2024, o estadista angolano foi designado pela União Africana como membro do Comité Presidencial Ad-Hoc para o Sudão, representando a região Austral do continente africano, órgão que tem por missão a procura de soluções para o conflito em curso no Sudão.
No plano bilateral, os dois países mantêm relações de amizade e cooperação, e, no domínio económico, há interesse mútuo em reforçar a cooperação em sectores estratégicos como a mineração, agricultura, saúde e educação.
Mais recentemente, tem sido discutida a possibilidade de formalização de parcerias político-económicas, incluindo a isenção de vistos em todos os passaportes nacionais, com vista a facilitar a circulação de cidadãos entre Angola e o Sudão.