Situação no Leste da RDC vai reunir Governo e o M23


Luanda - Delegações do Governo da República Democrática do Congo e do M23 vão se reunir, em Luanda, nos próximos dias, para negociações directas, em busca da paz definitiva para aquele país.
Um comunicado de imprensa divulgada pela Presidência da República esclarece que "Angola, como parte mediadora do conflito que afecta a República Democrática do Congo, vai efectuar contactos com o M23 para que este objectivo se efective".
A decisão, adianta a nota, surgiu na sequência da breve visita de trabalho que o Chefe de Estado da RDC, Félix Tshisekedi, realizou, esta terça-feira, a Angola.
O Presidente da República, João Lourenço, reuniu-se, esta terça-feira, em Luanda, com o seu homólogo da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, para consultas sobre a situação prevalecente na RDC.
Importa recordar que, a 19 de Fevereiro último, o estadista angolano manteve, em Luanda, um encontro com o Presidente congolês, Félix Tshisekedi, para analisar a difícil situação vivida no Leste da RDC, depois da tomada de importantes localidades, por parte do M23, com apoio do exército do Rwanda.
João Lourenço recebeu, esta segunda-feira, no Palácio Presidencial, em Luanda, uma delegação da Conferência Episcopal Nacional do Congo (CENCO), com quem abordou a situação actual naquele país.