Política

Política


PUBLICIDADE

Chefe de Estado na Etiópia para cerimónia de assumpção de pastas na Comissão da UA

PR João Lourenço em Adis Abeba, Etiópia
PR João Lourenço em Adis Abeba, Etiópia Imagens: CIPRA

Redacção

Publicado às 13h11 12/03/2025 - Actualizado às 13h12 12/03/2025

Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, viajou, esta quarta-feira, para Adis Adeba (Etiópia), onde vai presidir a cerimónia de passagem de pastas ao novo presidente da Comissão da União Africana e comissários da organização eleitos, em Fevereiro último.

Na cerimónia, a decorrer quinta-feira, na sede da organização, vai ocorrer a passagem das pastas do presidente cessante da Comissão da UA, o tchadiano Moussa Faki Mahamat, para o eleito Ali Youssouf, do Djibuti, que será coadjuvado pela argelina Cilma Malik Adad.

Vão igualmente assumir funções os comissários para a Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável, Moses Vilakati (de Eswatini), Infra-estruturas e Energia, Lerato D. Mataboge (África do Sul), Assuntos Políticos, Paz e Segurança, Bankole Adeoye (Nigéria), e Sáude e Assuntos Humanitários e Desenvolvimento Social, Amma A.Twum- Amoah (Ghana).

Recorde-se que, na trigésima oitava Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, realizada em Fevereiro último, não foram eleitos os comissários para o Desenvolvimento Económico, Comércio, Turismo, Indústria e Minerais e para a Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, por falta de requisitos.

Segundo se soube, as candidaturas para os dois postos restringem-se a cidadãos de ambos os sexos da região Central do continente.

De salientar que o Presidente angolano João Lourenço assumiu a presidência em exercício da organização continental, durante a referida cimeira, para um mandato de um ano, sendo a primeira vez, em 50 anos de independência, que Angola dirige a União Africana.

PUBLICIDADE