Chefe de Estado na Etiópia para cerimónia de assumpção de pastas na Comissão da UA


Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, viajou, esta quarta-feira, para Adis Adeba (Etiópia), onde vai presidir a cerimónia de passagem de pastas ao novo presidente da Comissão da União Africana e comissários da organização eleitos, em Fevereiro último.
Na cerimónia, a decorrer quinta-feira, na sede da organização, vai ocorrer a passagem das pastas do presidente cessante da Comissão da UA, o tchadiano Moussa Faki Mahamat, para o eleito Ali Youssouf, do Djibuti, que será coadjuvado pela argelina Cilma Malik Adad.
Vão igualmente assumir funções os comissários para a Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável, Moses Vilakati (de Eswatini), Infra-estruturas e Energia, Lerato D. Mataboge (África do Sul), Assuntos Políticos, Paz e Segurança, Bankole Adeoye (Nigéria), e Sáude e Assuntos Humanitários e Desenvolvimento Social, Amma A.Twum- Amoah (Ghana).
Recorde-se que, na trigésima oitava Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, realizada em Fevereiro último, não foram eleitos os comissários para o Desenvolvimento Económico, Comércio, Turismo, Indústria e Minerais e para a Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, por falta de requisitos.
Segundo se soube, as candidaturas para os dois postos restringem-se a cidadãos de ambos os sexos da região Central do continente.
De salientar que o Presidente angolano João Lourenço assumiu a presidência em exercício da organização continental, durante a referida cimeira, para um mandato de um ano, sendo a primeira vez, em 50 anos de independência, que Angola dirige a União Africana.