Conferência: Presidente da Assembleia Nacional seguiu para Brazzaville


Luanda - A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, seguiu está manhã para Brazzaville, República do Congo, onde vai participar na 16.ª Conferência dos presidentes da Assembleia e da Secção da Região África da Associação dos Parlamentos da Francofonia.
O evento, que acontece a partir de terça até quinta-feira, vai abordar a situação política prevalente nos países francófonos de África, ponto de situação sobre as transições políticas (Burquina Faso, Gabão, Guiné e Mali) e o acesso à energia em África.
Constam ainda da agenda, discussões ligadas à integração regional, ao desenvolvimento económico, cultural e, sobretudo, ao desenvolvimento sustentável dos países africanos, tendo em conta o impacto da crise ambiental na segurança alimentar e o acesso à energia em África.
De acordo com a líder parlamentar, a Cimeira Regional Africana da Francofonia decorre num contexto “preocupante” e de muitos desafios para alguns dos países de língua oficial francesa.
Integram a delegação angolana os deputados Alcides Sakala, Elizandra Wassuca, Bernardo Milonga e o secretário-geral da AN, Pedro Agostinho de Neri, segundo um comunicado de imprensa que o JA Online teve acesso.
A Assembleia da Francofonia é uma organização Inter-parlamentar composta por 90 secções, formadas por parlamentos e organizações interparlamentares que têm em comum a língua francesa e actua como assembleia consultiva da francofonia.
A organização tem como objectivos representar os interesses e aspirações dos povos da comunidade francófona com a francofonia, promover a democracia, o estado de direito e os direitos humanos, particularmente dentro da comunidade francófona, trazer uma perspectiva política às autoridades da francofonia e transmitir opiniões de acordo com as autoridades da Francofonia.
Entre os objectivos da organização consta ainda a promoção da cooperação e fortalecer a solidariedade dentro da comunidade francófona, respeitando o direito ao desenvolvimento, divulgar e promover o papel internacional dos parlamentares, contribuir para o desenvolvimento e conhecimento mútuo das culturas e civilizações dos povos que fazem uso regular da língua francesa, sem cultura e civilização francesa, contribuir para a influência da língua francesa.
O Parlamento Angolano tornou-se membro da Associação dos Parlamentos da Francofonia, em Julho de 2024, no decorrer da 49ª assembleia da organização que teve lugar em Montreal, Canadá, apesar de não ter participado na referida reunião.
A Organização Internacional da Francofonia possui 88 Estados e de Governos membros, dos quais 54 são membros de pleno direito e 27 membros observadores.
Criada em 1970, a organização tem como lema "igualdade, complementaridade e solidariedade" e concentra as suas actividades em programas como liberdade, democracia e desenvolvimento, cultura, comunicação, conhecimento, progresso e economia.
Com uma população de 890 milhões de pessoas, 274 milhões das quais são francófonos e maioritariamente de África, a organização implementa acções políticas e de cooperação multilateral em proveito das populações dos países que a integram.