Política

Política


PUBLICIDADE

Ministro Rui Falcão destaca formação financeira digital e fiscal dos jovens

Ministro da Juventude e Desportos. Rui Falcão
Ministro da Juventude e Desportos. Rui Falcão Imagens: Angop

Redacção

Publicado às 14h07 15/04/2025

Benguela - O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, revelou, em Benguela, que a formação financeira fiscal e digital, no âmbito do Programa de Orientação Económica da Juventude Angolana (PROEJA), beneficiou perto de 80 mil jovens.

Ao discursar no acto central de celebração do Dia da Juventude Angolana, assinalado esta segunda-feira, Rui Falcão destacou que, com a Agenda Nacional de Emprego, criou-se o Fundo Nacional de Emprego dotado de 21 mil milhões de kwanzas para apoiar projectos.

A criação do PROEJA, sublinhou, em declarações retomadas pelo Jornal de Angola, possibilitou o surgimento de mais hábitos de vida saudáveis, assim como permitiu apoiar 352 iniciativas de voluntariado.

Com o projecto Juventude Informada, Responsável e Organizada (GIRO), adiantou, o Ministério da Juventude e Desportos transmitiu mais informações sobre a importância da educação sexual e a prevenção do HIV a mais de 50 mil jovens.

Deu a conhecer que foram criadas plataformas tecnológicas, como o “Oi Kambas”, com mais de seis mil utilizadores, e o “SMS Jovem”, para o aconselhamento gratuito.

Realçou ainda o Programa de Salvaguarda dos Jovens que apoiou 40 mil e 500 adolescentes e jovens em cinco províncias.

Rui Falcão revelou estar em preparação a Gala do Prémio Nacional da Juventude, que vai distinguir jovens talentos que têm ajudado a desenvolver o país.

Enfatizou que a juventude angolana é determinada e, apesar de sentir os efeitos do desemprego, da exclusão digital, da informalidade económica e da desinformação, continua a lutar para o desenvolvimento do país. 

Recordou que 2025 é um ano especial, por marcar as celebrações dos 50 Anos da Independência Nacional, o que deve levar a uma reflexão mais profunda sobre o contributo dos jovens, muitos dos quais sacrificaram a própria vida.

Actualmente, afirmou, preservar as conquistas da Independência é uma tarefa geracional, sublinhando que, em Março último, o Executivo Angolano aprovou o novo Plano de Desenvolvimento da Juventude 2025/2027, documento estratégico com quatro etapas fundamentais viradas para a melhoria da qualidade de vida dos jovens, promoção da inserção no mercado do trabalho, incentivo à democracia participativa e  criação de um quadro institucional sólido de apoio e promoção da juventude.

Por seu lado, o governador de Benguela, Manuel Nunes Júnior, reconheceu o papel que a juventude desempenha na reconstrução das infra-estruturas do país, tendo considerado que a juventude é o factor determinante para o desenvolvimento de qualquer sociedade, pelo que deve crescer assente em princípios como o patriotismo, ética, civismo, amor ao trabalho e dedicação aos estudos.

Disse ser fundamental que a juventude tenha os conhecimentos académicos, técnicos e tecnológicos necessários para desempenhar bem as funções profissionais e competir, em pé de igualdade, com os jovens de qualquer outra parte do mundo.

PUBLICIDADE