Política

Política


PUBLICIDADE

Gabão perspectiva fortalecer a cooperação com Angola

PR (à dir.) conversa com embaixador do Gabão
PR (à dir.) conversa com embaixador do Gabão Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 11h14 22/04/2025 - Actualizado às 11h14 22/04/2025

Luanda - O Gabão perspectiva fortalecer a cooperação com Angola nas vertentes económica e de resolução de conflitos, no quadro das relações entre as partes, anunciou o JA online.

 A fonte sublinha que esta pretensão foi manifestada pelo embaixador do Gabão em Angola, Guy Balise Nambo Wezet, depois de uma audiência com o Chefe de Estado, João Lourenço, para a apresentação de cumprimentos de fim de missão no país.

Em reacção à questão sobre as perspectivas das relações dos dois países membros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), o diplomata, que cumpriu um mandato de nove anos e meio no país, mostrou-se confiante e disse prever um quadro vantajoso para os dois países e Governos.

Guy Balise Nambo Wezet considerou as relações entre Angola e o Gabão boas, recordando aqui a realização recente do pleito eleitoral naquele país, que elegeu Brice Oligui Nguema, Presidente do Gabão, com 90,35 por cento dos votos, sucedendo no cargo a Ali Bongo Odimba.

Referindo-se ao pleito, o embaixador disse ter sido um exercício pacífico e o povo se encontra calmo com os resultados eleitorais.

Recordou que após a divulgação dos resultados, o Chefe de Estado angolano felicitou, em nome do Governo e do povo angolano, o Presidente eleito, Brice Oligui Nguema.

Na mensagem, João Lourenço destacou “a maturidade política e o enorme sentido cívico demonstrado pelo povo gabonês durante o processo, extensivo a todos actores políticos e à sociedade civil em geral, pelo espírito patriótico, reforçando ainda mais a coesão social”.

PUBLICIDADE