Política

Política


PUBLICIDADE

Presidente egípcio garante apoio aos desafios do desenvolvimento de Angola

Presidente do Egipto, Abdel Fatah Al-Sisi
Presidente do Egipto, Abdel Fatah Al-Sisi Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 11h28 30/04/2025 - Actualizado às 11h28 30/04/2025

Luanda - O Presidente egípcio, Abdel Fatah Al-Sisi, assegurou total abertura do seu país para oferecer todo o tipo de apoio e solidariedade a Angola e aos angolanos para a materialização dos desafios do desenvolvimento nacional, com ênfase nos sectores da Construção, Ordem Pública (Polícia Nacional), Defesa, Saúde, Turismo, Agricultura e no combate à corrupção.

De acordo com o JA Online, a garantia foi avançada à imprensa no fim das conversas entre os dois Chefes de Estado, na qual Abdel Fatah Al-Sisi acrescentou outras áreas como a das Energias renováveis e Diplomática, além de apoiar o desenvolvimento das instituições do Governo.

O Estadista egípcio disse ainda ter abordado com o Chefe do Estado angolano sobre as oportunidades de cooperação à luz do projecto estratégico do Corredor do Lobito, o que representa um factor promissor para o desenvolvimento do continente. Em resposta aos instrumentos jurídicos celebrados, disse que os mesmos irão reforçar as vias de cooperação entre os dois países.

A visão do Presidente da União Africana, João Lourenço, segundo Abdel Fatah Al-Sisi, foi destacado durante o diálogo, em que as partes passaram em revista questões do Corno de África, o combate ao terrorismo e a situação no Leste da República Democrática do Congo.

Al-Sisi destacou o papel crucial desempenhado pelo Presidente João Lourenço na mediação e na crise de segurança da RDC, defendendo aqui a importância da união entre os Estados africanos.

A situação da Faixa de Gaza, desafios económicos, falta de água e alterações climáticas também foram analisadas no encontro. Para o efeito, o Presidente da República Árabe do Egipto disse terem acordado manter a coordenação e a consulta conjunta entre Cairo e Luanda, em todos os fóruns regionais e internacionais.

PUBLICIDADE