Inaugurada embaixada de Angola na Indonésia


Luanda- O Secretário de Estado para Administração, Finanças e Património do Ministério das Relações Exteriores, Osvaldo dos Santos Varela, inaugurou oficialmente, quarta-feira, em Jakarta, a embaixada da República de Angola na Indonésia.
Segundo uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), durante a sua estadia neste país do sudeste asiático e da oceânia, o governante manteve um encontro de trabalho com o vice-ministro das Relações Exteriores da Indonésia, Arrmanatha Nacir.
O encontro constituiu uma oportunidade para abordar o estado da cooperação bilateral, com destaque para os domínios político e económico.
As partes passaram igualmente em revista os instrumentos jurídicos em fase de negociação, manifestando interesse mútuo em avançar com a sua finalização e assinatura.
Foram discutidas ainda as perspectivas de expansão da cooperação, com ênfase para os sectores petrolífero – onde já existem relações estabelecidas –, agrícola e mineiro, bem como o estabelecimento de uma Comissão Conjunta como plataforma de acompanhamento e aprofundamento das relações bilaterais.
A ocasião foi aproveitada para o Secretário de Estado partilhar as linhas de força da Presidência de Angola na União Africana para o período 2025-2026, e abordar as potencialidades de uma cooperação mais visível entre Angola e os países da ASEAN, tendo como pano de fundo a agenda da integração regional e do multilateralismo eficaz.
A reflexão conjunta sobre a reforma das Nações Unidas e outros temas da agenda internacional também mereceu atenção.
O vice-ministro Arrmanatha Nacir visitou a capital angolana em 2022 e recordou com entusiasmo as potencialidades do país, as praias, o mercado de artesanato e os restaurantes da Ilha, destacando inclusive ter conhecido um indonésio a gerir um restaurante local — sinal promissor para a cooperação entre os dois países.
Nesta ocasião, evocou-se também o espírito de Bandung, num ano em que se celebram os 70 anos da Conferência, coincidindo com a presidência angolana da UA e oferecendo uma oportunidade para reforçar os laços entre as duas regiões.