Política

Política


PUBLICIDADE

Chefe de Estado rende homenagem a Mahatma Gandhi

Presidente da República e Primeira-Dama rendem homenagem a Mahatma Gandhi
Presidente da República e Primeira-Dama rendem homenagem a Mahatma Gandhi Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 08h06 03/05/2025 - Actualizado às 08h25 03/05/2025

Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, rendeu, este sábado, homenagem ao líder espiritual da Índia, Mahatma Gandhi, com uma deslocação ao seu memorial, em Nova Dehli, capital indiana.

João Lourenço fez-se acompanhar da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.

No livro de honra, João Lourenço deixou expresso que Mahatma Gandhi foi uma figura histórica de dimensão universal pela sua devoção à paz, tendo destacado as suas qualidades e empenho na promoção da convivência harmoniosa entre povos e culturas.

Sublinhou que Mahatma Gandhi legou “ao mundo o entendimento de que todos os esforços valem a pena quando se trata de construir as bases sobre os quais assentam a justiça e o humanismo, na relação entre seres humanos, mesmo que as diferenças pareçam inconciliáveis”.

Durante a cerimónia de homenagem, João Lourenço e a Primeira-Dama da República depositaram uma coroa de flores no Memorial de Mahatma Gandhi.

O estadista angolano foi agraciado com um busto de Mahatma Gandhi e dois livros sobre a história de um dos maiores líderes políticos do século XX.

Mahatma Gandhi, falecido a 30 de Janeiro de 1948, era advogado de formação, líder espiritual e religioso e activista, além de nacionalista e anti-colonialista e especialista em ética política indiana.

Um ano após conquistar a independência, Mahatma Gandhi foi assassinado a tiros por um hindu, em Nova Deli.

Liderou o movimento cívico de resistência não violenta para a bem sucedida campanha pela independência da Índia do Reino Unido, em 1947, tendo inspirado movimentos pelos direitos civis e pela liberdade em todo o mundo.

A deslocação de João Lourenço ao memorial do considerado Pai da Nação indiana enquadra-se na sua visita de Estado à Índia, a realizar-se até domingo.

PUBLICIDADE