Nomeado novo segundo Comandante Geral da Polícia Nacional


Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, nomeou, esta quarta-feira, o comissário-chefe Orlando Paulo Jorge Bernardo para exercer o cargo de segundo Comandante Geral da Polícia Nacional de Angola, em substituição de António Pedro Kandela.
Num outro decreto, o Presidente da República exonerou o comissário-bombeiro principal Manuel Matanda Lutango do cargo de Comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros do Ministério do Interior, e nomeou, em sua substituição, o comissário-bombeiro Bravo Pereira Mendes.
João Lourenço, de acordo com uma nota da Secretaria de Imprensa do Presidente da República, assinou vários decretos, apoiado na Constituição da República e nas leis da Defesa Nacional e das Forças Armadas e ouvido o Conselho de Segurança Nacional, "que promovem oficiais generais e superiores a novos postos da hierarquia militar, nomeia oficiais generais e almirantes a novos cargos e exonera vários oficiais generais e almirantes".
A nota adianta que, do conjunto de diplomas, constam ordens a licenciar do Serviço Militar Activo para a reforma, por limite de idade, vários oficiais generais e almirantes.
Na Polícia Nacional, o Presidente da República nomeou oficiais comissários para diferentes cargos, exonerou outros e "promoveu oficiais comissários e superiores a vários postos da corporação".
Segundo a Secretaria de Imprensa, o pacote completo de diplomas assinados pelo Presidente da República, relacionados com as Forças Armadas Angolanas e com a Polícia Nacional, "será publicado proximamente em diferentes plataformas da Comunicação Social, com destaque para um Caderno Especial do Jornal de Angola".