Política

Política


PUBLICIDADE

Chefe de Estado felicita Papa Leão XIV

Papa Leão XIV
Papa Leão XIV Imagens: DR

Redacção

Publicado às 07h41 09/05/2025

Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, acredita que o Papa Leão XIV, eleito esta quinta-feira, contribuirá, de forma significativa, para a restituição da paz às situações conturbadas que se vivem em África, Ásia, Europa, Médio Oriente e outros pontos do Globo.

Numa mensagem de felicitações dirigida ao Papa, eleito no segundo dia do conclave no Vaticano, em Roma (Itália), João Lourenço adianta que acredita no seu contributo "com a esperança de se restabelecer a concórdia e o entendimento entre os povos e as nações" do planeta.

"Em nome do Executivo Angolano e no meu próprio, tenho a honra de felicitar Vossa Santidade, pela Sua eleição a tão prestigiosa função de Bispo de Roma e Líder Mundial da Igreja Católica", escreve o estadista angolano, na mensagem dirigida ao Cardeal Robert Francis Prevost, que, depois de eleito, adoptou o nome de Leão XIV.

O Presidente João Lourenço manifesta a sua imensa alegria em "saber que a escolha que recaiu sobre Vossa Santidade, foi o resultado consensual de uma reflexão feita por proeminentes figuras da Igreja Católica, que reconheceram em Si todas as qualidades necessárias à condução dos crentes católicos do mundo, que esperam seguramente, que esta incontornável instituição religiosa, continue a ser uma referência do humanismo".

Expressa os votos de que o novo Pontífice "tenha um pontificado frutuoso, recheado de muitos êxitos, em que sobressaia os anseios por um mundo melhor e mais justo", desejando ao Papa Leão XIV "muita saúde e muitas prosperidade, no exercício da Sua nobre e difícil missão".

O novo Papa, Cardeal Robert Francis Prevost, de nacionalidade norte-americana, tem 69 anos de idade e escolheu o nome Leão XIV. Actualmente é o arcebispo-emérito de Chicago.

Foi nomeado Cardeal pelo Papa Francisco, em Setembro de 2023, sendo conhecido como o “pastor de duas pátrias”, por ter passado grande parte da sua vida missionária no Peru.

É o primeiro Papa de nacionalidade norte-americano, e foi missionário e arcebispo no Peru, assim como superior geral da Ordem de Santo Agostinho.

PUBLICIDADE