Ministro checo elogia qualidade das infra-estruturas sanitárias nacionais


Luanda - O Vice-Primeiro-Ministro e ministro da Saúde da República Checa, Vlastimil Válek, elogiou a qualidade das infra-estruturas sanitárias nacionais, assim como o equipamento hospitalar utilizado, no final de uma visita efectuada a hospitais de Luanda e a província do Icolo e Bengo.
Segundo o Jornal de Angola, o ministro da Saúde da República Checa disse que veio a Luanda com o intuito de aprofundar a cooperação existente entre ambos os países.
Vlastimil Válek manifestou, na ocasião, a pretensão do seu país fornecer produtos hospitalares para o sector da Saúde angolano, em particular para a área de Radiologia e Cardiologia.
Acompanhado pelo secretário de Estado para Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, o ministro checo começou a visita, no Hospital Geral de Cacuaco “Heróis de Kifangondo”, município do Sequele, província do Icolo e Bengo.
Depois seguiu para o Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, no bairro Palanca, em Luanda.
Na primeira unidade sanitária, o responsável checo recebeu explicações da directora-geral, Jovita André, sobre o funcionamento do hospital. No Complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, foi recebido pelo seu director-geral, Carlos Masseca.
Audiência
A agenda do ministro checo prevê um encontro com a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, hoje, na Cidade Alta, em Luanda, no quadro do aprofundamento das relações bilaterais.
De acordo com o secretário de Estado para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, antes a comitiva checa vai manter um encontro com a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
Durante o encontro, disse, serão discutidos vários temas relacionados com o sector da Saúde dos dois países.