Angola e Gabão reforçam cooperação com visita do Presidente João Lourenço


Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, reconheceu, esta segunda-feira, em Libreville, a forma livre e transparente como decorreram as eleições presidenciais no Gabão e assegurou o apoio de Angola para o desenvolvimento económico e social do país.
João Lourenço, que realizou uma visita oficial de algumas horas ao Gabão, disse esperar que as autoridades gabonesas se dediquem ao desenvolvimento económico e social, assegurando que podem contar com o apoio de Angola, no quadro das relações bilaterais e no âmbito da União Africana.
Em declarações à imprensa, depois do encontro com o seu homólogo gabanês, Brice Oligui Nguema, o estadista angolano destacou a realização das eleições de 12 de Abril no Gabão, sublinhando os observadores internacionais reconheceram que as mesmas decorreram de forma livre e democrática.
O Presidente angolano enfatizou que as eleições, que deram a vitória a Oligui Nguema, com cerca de 94 por cento dos votos, foi um bom exemplo para outros países do continente, daí ter orientado a Comissão da União Africana para reverter todo tipo de sanções que pesavam sobre do Gabão.
Disse que a reactivação da Comissão Bilateral Angola/Gabão dominou a reunião com o seu homólogo, Brice Oligui Nguema, visando aprofundar a cooperação entre os dois países, tendo sido decidido realizar a próxima reunião do mecanismo o mais cedo possível, em Luanda.
Na ocasião, João Lourenço reiterou o interesse de Angola em estreitar a cooperação com o Gabão, nos mais variados domínios, tendo convidado o Presidente gabonês a visitar Angola.
Presidente agradece indulto a sete pescadores angolanos
O Presidente da Republica agradeceu o indulto que o seu homólogo concedeu a sete pescadores angolanos que se encontravam detidos no Gabão, desde 2023, acusados de violação das águas territoriais, prática de pesca ilegal nas reservas piscatórias e insegurança nas plataformas petrolíferas.
João Lourenço informou que Angola vai enviar os meios adequados para levar os pescadores, que são oriundos da província de Cabinda, de volta para o seio das suas famílias.
Assinado acordo
Durante a visita ao Gabão, foi assinado um acordo de cooperação no domínio da Cultura.
Os dois países estão ligados por um Acordo Geral de Cooperação, que visa promover o relacionamento em sectores como agricultura, petróleo e minas, transportes marítimos, indústria, comércio, educação, cultura, saúde e juventude e desportos.
Em Dezembro de 2022, foram assinados acordos específicos para a supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço, bem como para consultas políticas regulares, durante uma visita do Presidente João Lourenço a Libreville.
Angola e Gabão são membros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), organização que busca promover a integração económica e a estabilidade política na região, sendo ainda, ambos os dois países, activos integrantes da Comissão do Golfo da Guiné, que visa fortalecer a cooperação e a segurança marítima entre os países costeiros da África Central e Ocidental.
João Lourenço visitou antigo Presidente Ali Bongo
Antes do seu regresso a Luanda, o Presidente João Lourenço efectuou, em Libreville, uma breve visita de cortesia ao antigo Presidente gabonês, Ali Bongo.
O encontro aconteceu à margem da jornada oficial que o estadista angolano cumpriu no Gabão, segundo uma nota da Secretaria de Imprensa do Presidente da República.
Presidente gabonês agradece Angola
O estadista gabonês, Brice Oligui Nguema, agradeceu, esta segunda-feira, o empenho do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, para que a União Africana levantasse todas as sanções e impedimentos que pesavam sobre o Gabão.
Oligui Nguema manifestou-se logo após o encontro entre as delegações dos dois países, que culminou na assinatura de um acordo no domínio da Cultura, em que Angola esteve representada pelo ministro das Relações Exteriores e o Gabão pelo ministro da Juventude, Desporto, Influência Cultural e Artes.
O Chefe de Estado do Gabão desejou ver incrementada a cooperação económica, sobretudo no domínio dos hidrocarbonetos, área em que Angola detém grandes potencialidades.
Mostrou-se satisfeito com as excelentes relações diplomáticas no âmbito regional, bem como no quadro da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).
“Assinamos, hoje, um documento de cooperação para solidificar as boas relações que existem entre os nossos Estados. Poderemos melhorar com a minha visita a Angola”, disse.
As relações diplomáticas entre Angola e Gabão foram estabelecidas, em Maio de 1982.