Política

Política


PUBLICIDADE

Mensagem de João Lourenço entregue ao Presidente da Cote D'Ivoire

Ministro de Estado para Coordenação Económica ( esq.) recebido pelo Chefe de Estado da Cote D'Ivoire
Ministro de Estado para Coordenação Económica ( esq.) recebido pelo Chefe de Estado da Cote D'Ivoire Imagens: Cedida

Redacção

Publicado às 11h14 13/05/2025 - Actualizado às 11h23 13/05/2025

Luanda - O Ministro de Estado para Coordenação Económica entregou, esta segunda-feira, em Abidjan, uma mensagem do Presidente angolano, João Lourenço, para o seu homólogo da Cote D'Ivoire, Alassane Ouattara.

José de Lima Massano representou o Presidente da República na Cimeira Anual de negócios "África CEO Forum 2025”, que abordou as novas formas de parcerias entre os sectores público e privado para gerar vantagens competitivas para o continente africano.

A mensagem, cujo teor não foi revelado, foi entregue â margem da realização da cimeira, cuja abertura foi presidida pelo Chefe de Estado da Cote D'Ivoire, Alassane Ouattara.

O evento contou com a participação de mais de dois mil altos responsáveis de empresas africanas e do resto do mundo, além de 75 representações governamentais e as principais instituições financeiras regionais e multilaterais.

Assistiram a cerimônia de abertura os Presidentes da África do Sul, Cyril Ramaphosa, Rwanda, Paul Kagame, Ghana, John Dramani Mahama, Senegal, Bassirou Diomaye Faye, e Mauritânia, Mohamed Cheikh El Ghazouani.

No seu discurso, Alassane Ouattara enfatizou que a prioridade para África deve ser o capital humano para gerar competitividade na produção de alimentos, infra-estruturas, sobretudo no sector energético, integrando a utilização das novas tecnologias, incluindo a inteligência artificial.

Alinhando a prioridade estratégica nacional referente a segurança alimentar, a delegação angolana manteve encontros com empresários ivorienses ligados à economia real, com destaque para a agro-indústria, e tem previstas visitas exploratórias a refinaria de óleo de palma, uma plantação de borracha, entre outras.

Na cimeira, a delegação, chefiada por José de Lima Massano, participou em painéis e sessões temáticas, com destaque para o que abordou o tema "Rumo para uma África poderosa: O Caminho para a Integração Económica, Política e Comercial?", em que falaram os Presidentes da África do Sul, Mauritânia e Rwanda e o Primeiro-Ministro da Cotê D'ivoire.

Os intervenientes compartilharam a necessidade do reforço da coordenação e harmonização das políticas públicas, alinhadas a intervenção do sector privado, por forma a acelerar a implantação da Zona Comércio Livre Continental Africana e a partilha de conhecimento e de inteligência.

Durante dois dias, estão em debate e análise 26 áreas temáticas, entre as quais os interesses africanos, educação e talentos, agricultura e agronegócio, investimentos, infra-estruturas, transporte e logística.

A cimeira, realizada pela revista Jeune Afrique, reforça a necessidade dos sectores público e privado trabalharem em conjunto no reforço da cooperação regional, investimento, educação e infra-estruturas que promovam a integração regional e a resiliência das economias nacionais para assegurar o desenvolvimento económico sustentável do continente.

PUBLICIDADE