COOPERAçãO

Chefe de Estado angolano e Presidente da Namíbia abordam cooperação

Presidente João Lourenço e Presidente da Namíbia, Ndemupelila Netumbo Nandi-Ndaitwah (esq.) - Augusto dos Santos
Presidente João Lourenço e Presidente da Namíbia, Ndemupelila Netumbo Nandi-Ndaitwah (esq.)Imagem: Augusto dos Santos

09/05/2025 13h16

Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, recebeu, esta sexta-feira, no Palácio da Cidade Alta, em Luanda, a Presidente da Namíbia, Ndemupelila Netumbo Nandi-Ndaitwah, no quadro do reforço da cooperação entre os dois países.

As relações entre Angola e a Namíbia foram estabelecidas em Setembro de 1990 e, desde então, os dois países mantêm uma cooperação sólida e multifacetada, baseada em laços históricos, geográficos e culturais.

A Chefe de Estado namibiana encontra-se em Angola desde quinta-feira, para uma visita de dois dias, sendo a sua primeira deslocação ao estrangeiro, desde que tomou posse, em Março passado.

Antes de se deslocar ao Palácio Presidencial, a estadista namibiana rendeu homenagem ao primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, ao depositar uma coroa de flores no memorial erguido em sua honra, tendo igualmente assinado o Livro de Honra.

A Presidente da Namíbia, Netumbo Nandi-Ndaitwah, inteirou-se do funcionamento das estruturas da base SONILS (Sonangol Integrated Logistics Services), no âmbito da sua visita de trabalho a Angola.

Na base da SONILS, a estadista namibiana foi recebida pelo ministro angolano dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, assistiu a um vídeo institucional e efectuou uma visita a toda a estrutura da empresa.

O ministro Diamantino Azevedo disse à imprensa que a Chefe de Estado namibiana ficou bastante impressionada com o que viu, adiantando que a visita foi no sentido de se perceber melhor a capacidade existente na SONILS, uma vez que uma das componentes da cooperação é a possibilidade de, em conjunto com a Namcoor (empresa namibiana), a Sonangol desenvolver uma base logística similar.

Fez saber que os dois países têm estado a trabalhar em outras áreas, como a da formação, em que Angola já tem estado a formar quadros namibianos do sector.

A base da SONILS é um terminal que apoia a indústria petrolífera, na prestação de serviços de logística para o sector petrolífero, contando com cerca de 150 clientes.

Fundada em Setembro de 1995, a SONILS foi estabelecida pela Sonangol e pelo Porto de Luanda para desenvolver uma base logística de apoio à indústria do petróleo e gás em Angola, e conta actualmente com 751 trabalhadores, dos quais 99 por cento são angolanos.

Os dois países, de acordo com uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, têm reforçado a sua colaboração económica, através de diversos acordos bilaterais, tendo, em 2023, aprovado um Memorando de Entendimento para a cooperação nos domínios do comércio, investimento e promoção industrial.

Nesta altura, os dois países preparam a assinatura de um acordo específico sobre comércio de bovinos, carnes e derivados, visando fortalecer o sector agro-pecuário e garantir a segurança alimentar.

No sector financeiro, os bancos centrais de Angola e da Namíbia assinaram um memorando para reforçar a cooperação no sistema financeiro, incluindo o desenvolvimento de sistemas de pagamento mais eficientes e seguros, a fim de facilitar as transacções comerciais e privadas entre os dois países.

A segurança e a gestão das fronteiras são áreas de cooperação contínua, tendo sido aprovado, em 2023, um protocolo de cooperação policial entre a Polícia Nacional de Angola e a Força Policial da Namíbia, com a finalidade de combater o crime organizado e promover a troca de informações.

Os dois países colaboram ainda na preservação das reservas naturais protegidas, em consonância com os objectivos da Área de Conservação Transfronteiriça Kavango-Zambeze (KAZA CFTA).

Destacar igualmente a assinatura de um acordo de geminação entre a província angolana do Cunene e a região namibiana de Khomas, visando o intercâmbio nos sectores da educação, saúde, economia e cultura.

Mais lidas


Últimas notícias