SAúDE

Presidente da República desloca-se a Suíça para participar na Assembleia da OMS

Presidente da República despede-se da Vice-Presidente na sua deslocação a Suíça - Edições Novembro
Presidente da República despede-se da Vice-Presidente na sua deslocação a SuíçaImagem: Edições Novembro

19/05/2025 10h08

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, deslocou-se, esta segunda-feira, a Genebra (Suiça) para participar na septuagésima oitava Assembleia da Organização Mundial da Saúde (OMS), como convidado de honra do director-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus.

No aeroporto de Luanda, João Lourenço recebeu cumprimentos de despedida da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, e de outros membros do Executivo.

João Lourenço participa na reunião na qualidade de Presidente em exercício da União Africana, indica uma nota da Secretaria de Imprensa, que adianta que o estadista angolano vai discursar, esta terça-feira.

A assembleia da OMS, a decorrer até 27 do corrente mês, sob o lema “Um mundo pela saúde”, está a abordar vários temas globais sobre a saúde, assim como tem prevista a assinatura de um Acordo sobre  Prevenção, Preparação e Resposta a Pandemias, que esteve em preparação e discussão desde 2021.

A Organização Mundial da Saúde é uma agência especializada em saúde, fundada a 07 de Abril de 1948, com sede em Genebra, Suíça, tendo como seu actual director-geral, o etíope Tedros Adhanom Ghebreyesus, desde 2017.

Resultado dos efeitos catastróficos da Covid-19, entre 2019 e 2021, os Estados-membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiram trabalhar de forma coordenada e solidária na prevenção de novas pandemias, adoptando um pacto global de prevenção, preparação e resposta as mesmas, depois de cerca de quatro anos de negociações.

Fonte da organização revelou que a proposta do acordo foi elaborada por um órgão de negociação inter-governamental, composto por representantes dos 194 Estados-membros da OMS, visando criar um tratado internacional vinculativo que ajude o mundo a lidar com futuras emergências de saúde.

Participam na assembleia delegações de alto nível dos 194 Estados-membros da OMS, incluindo Angola, bem como representantes do sector privado e da sociedade civil.

Mais lidas


Últimas notícias