UE
União Europeia exalta a parceria estratégica com Angola

28/05/2025 11h24
Luanda - Angola continua a ser um parceiro estratégico e fundamental para o bloco europeu, do ponto de vista económico e geopolítico, reitrou terça-feira, em Luanda, a embaixadora e chefe da Delegação da União Europeia (UE).
Segundo Rosário Bento Pais, citada pelo JA Online, a Estratégia Global Gateway é uma das iniciativas da União Europeia com Angola destinadas a promover investimentos sustentáveis, formação profissional e a conservação da biodiversidade.
Um exemplo destes benefícios tangíveis da Estratégia Global Gateway, acrescentou, foi o pacote de assistência no valor de 76,5 milhões de euros concedido a Angola, no âmbito do Projecto do Corredor de Lobito, anunciado em Janeiro do ano em curso.
Indicou que o pacote vai produzir resultados sustentáveis para o povo angolano, criar empregos, reforço da educação e do crescimento económico sustentável, uma vez que o Corredor de Lobito é uma das mais importantes portas comerciais do país para as cadeias de valor mundiais.
Em relação ao Acordo de Facilitação do Investimento Sustentável União Europeia-Angola, assinado em 2022, explicou que o mesmo visa estimular investimento estrangeiro necessário para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A embaixadora assegurou que o acordo vai criar um ambiente empresarial mais transparente, eficiente e previsível para os investidores em Angola e promover o investimento sustentável das empresas da União Europeia no país.
Aos outros Estados-membros dos PALOP e os não membros, que participam ou estão representados no seminário, Rosário Bento Pais acrescentou que “gostaria de salientar que o acordo entre a UE e Angola serve também de modelo para os demais países africanos”.
Referiu que o Acordo de Facilitação de Investimento da UE com os outros países africanos vai promover uma facilitação transparente do investimento, sustentabilidade e na diversificação económica, tornando mais fácil atrair investimento estrangeiro.
A realização do seminário está a proporcionar uma plataforma para a troca de experiências, tendo como fundamento os esforços globais em curso com vista a aumentar e reforçar a colaboração fronteiriça nas práticas de combate à contrafacção.