Política

Política


PUBLICIDADE

João Lourenço aborda situação de segurança em África com comissário da UA

Presidente da República, João Lourenço, recebe comissário da UA, Bankole Adeoye
Presidente da República, João Lourenço, recebe comissário da UA, Bankole Adeoye Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 07h44 03/06/2025

Luanda - A situação de paz, segurança e boa governação em África foi abordada, esta segunda-feira, em Luanda, na audiência que o Presidente da República e da União Africana (UA), João Lourenço, concedeu ao comissário da União Africana para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança, Bankole Adeoye.

Em declarações à imprensa à saída da audiência, Bankole Adeoye, de nacionalidade nigeriana, disse que no encontro foram abordados os conflitos prevalecentes nas cinco regiões geográficas da África do Norte, Ocidenteal, Central, Oriental e Meridional (Sul).

Sublinhou ter tido "um debate bastante interactivo", com Presidente da República de Angola e da União Africana, "em matérias que têm a ver com a paz, segurança, governança, assim como outras questões regionais”.

Revelou ter apresentado ao estadista angolano, em nome do presidente da Comissão da União Africana, Mahamoud Ali Youssouf, uma panorâmica geral sobre a situação do continente e as soluções africanas para as questões do continente africano, destacando os desafios ligados à governação, desenvolvimento e engajamento directo com os cidadãos do continente.

Esclareceu que o objectivo passa por buscar soluções africanas, a partir de uma base de unidade e das normas estabelecidas, para os problemas africanos.

Questões ligadas ao combate ao terrorismo e aos conflitos existentes em várias regiões, especialmente na região do Sahel, e todos os esforços empreendidos no sentido de silenciar as armas, a nível do continente, mereceram igualmente abordagem durante a audiência, adiantou o comissário da União Africana.

Bankole Adeoye referiu ter merecido destaque a liderança do Presidente João Lourenço, na sua qualidade de Campeão para a Paz e Reconciliação em África, tendo obtido do estadista angolano total apoio em todas as questões apresentadas.

Reconheceu os esforços empreendidos pelo Presidente João Lourenço para a pacificação do continente, especificamente na República Democrática do Congo, República Centro-Africana, na região do Sahel, no seu todo, bem como no Norte de Moçambique, na província de Cabo Delgado.

O comissário da União Africana para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança informou ter recebido de João Lourenço a segurança e a missão para trabalhar na busca de soluções duradoiras para todas as questões analisadas no encontro.

Bankole Adeoye informou que a Comissão da União Africana continua a saudar a liderança e a visão do Presidente João Lourenço, sublinhando que o braço executivo da organização continental acredita que o estadista angolano vai exercer um grande papel para o silenciar das armas no continente, assim como ajudar outros países a construir a democracia, incluindo a realização de eleições livres e justas.

O diplomata nigeriano acrescentou que a Comissão tem esperança no programa do Presidente João Lourenço voltado à inclusão de mulheres e juventude no continente, tendo manifestado a expectativa de que, dentro de seis ou sete meses, até ao final do seu mandato, se tenha alcançado resultados positivos rumo a África que se pretende, com base na agenda 2063.

PUBLICIDADE