Política

Política


PUBLICIDADE

Mensagem do Presidente João Lourenço entregue ao seu homólogo moçambicano

Presidente da Assembleia Nacional entrega mensagem ao Chefe de Estado moçambicano
Presidente da Assembleia Nacional entrega mensagem ao Chefe de Estado moçambicano Imagens: Site AN

Redacção

Publicado às 15h19 26/06/2025

Luanda - A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, entregou, esta quinta-feira, em Maputo, uma mensagem do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, dirigida ao seu homólogo de Moçambique, Daniel Chapo.

Carolina Cerqueira, que representou o Presidente angolano nas comemorações do 50 anos da independência nacional de Moçambique, assinalada esta quarta-feira, foi recebida em audiência por Daniel Chapo, com quem abordou questões relacionadas com a cooperação bilateral entre os dois países.

Em declarações à imprensa, Carolina Cerqueira disse ter sido portadora de uma mensagem de solidariedade e de amizade entre os dois países e povos, no âmbito da irmandade que os une.

De acordo com Carolina Cerqueira, os dois estadistas manifestam o desejo de que Angola e Moçambique continuem a trilhar os caminhos de desenvolvimento, da paz e do progresso, perante os desafios actuais que o mundo vive.

“As lideranças dos dois países estão atentas e preocupadas com o futuro e com o bem-estar das populações, face aos desafios que se apresentam actualmente, não só na região da SADC, mas também globalmente”, referiu.

No âmbito da cooperação bilateral entre os dois países, apontou a necessidade do seu reforço, com enfoque para a promoção do diálogo a favor da paz.

A cooperação entre Angola e Moçambique é histórica e abrange diversos sectores, entre os quais a defesa, agricultura, justiça, transportes, recursos minerais, petróleo e gás, mar, saúde e turismo.

Os dois países têm trabalhado para fortalecer as suas relações bilaterais, através de acordos, memorandos de entendimento e consultas regulares ao mais alto nível.

A cooperação económica tem recebido atenção crescente, com esforços para dinamizar o comércio e o investimento, e aproveitar o potencial dos respectivos mercados, esclarece um despacho noticioso publicado no site da Assembleia Nacional de Angola.

Em Maio deste ano, Angola e Moçambique assinaram cinco novos acordos de cooperação, abrangendo as áreas dos transportes aéreos, serviços de saúde e cooperação técnica, visando reforçar a integração regional, promover a mobilidade, a conectividade e criar novas oportunidades económicas.

A cooperação também se estende ao nível político, com consultas regulares entre os dois governos para alinhar estratégias para o desenvolvimento do continente africano e promoção da paz e estabilidade regionais.

A Presidente da Assembleia Nacional, ao representar o Chefe de Estado angolano, nas celebrações da independência de Moçambique, reflecte o reforço dos laços históricos, políticos e diplomáticos de dois países unidos por uma trajectória comum de luta, cooperação bilateral e integração regional.

A delegação angolana foi integrada pelos deputados Manuel Augusto e Ruth Mendes.

PUBLICIDADE