Presidente da União Africana Já em Espanha para Conferência da ONU


Luanda - O Presidente da União Africana, João Lourenço, já está em Sevilha, Espanha, onde vai participar na 4.ª Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento, numa iniciativa das Nações Unidas (ONU).
À chegada, o Chefe de Estado, acompanhado da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos de boas-vindas do ministro das Relações Exteriores, Téte António, e da embaixadora de Angola acreditada no Reino de Espanha, Balbina Dias da Silva.
O Presidente João Lourenço dirige, desde Fevereiro passado, por um período de um ano, a União Africana, estatuto que lhe permitirá intervir, na segunda-feira, em nome dos 55 países do continente.
A conferência, de acordo com uma nota da Presidência da República, vai reunir mais de 60 líderes mundiais e 4.000 representantes da sociedade civil, para debaterem soluções para os desafios globais do desenvolvimento, num contexto marcado por profundas desigualdades entre países ricos e em desenvolvimento.
A 4.ª Conferência Internacional sobre Financiamento ao Desenvolvimento (FFD4) da ONU decorre de segunda a quinta-feira, dez anos depois da anterior, na Etiópia, em 2015.
O objectivo agora de “renovar o quadro do financiamento global ao desenvolvimento”, num momento de “graves tensões geopolíticas e conflitos”, quando “estão gravemente atrasados” os objectivos acordados pela comunidade internacional na Agenda 2030, lê-se no texto “Compromisso de Sevilha”, a declaração já negociada no seio da ONU que deverá ser formalmente adoptada na próxima semana.