CRIANçAS
Presidente da República destaca dever de proteger as crianças

01/06/2025 11h49
Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, destacou, este domingo, em Luanda, a necessidade de "ter sempre presente o dever de proteger as crianças, tornando efectivo e inadiável o seu direito à educação, à saúde e a uma alimentação adequada".
Numa mensagem tornada pública, por ocasião do Dia Internacional da Criança, que se assinala este domingo, João Lourenço sublinhou a permanente responsabilidade das famílias angolanas para com o desenvolvimento harmonioso das crianças.
“Assinalando-se hoje o Dia Internacional da Criança - marco do calendário definido pela Organização das Nações Unidas para que a Humanidade reflicta sobre os problemas enfrentados por essa franja da população mundial - destaco a permanente responsabilidade das famílias angolanas para com o desenvolvimento harmonioso dos seus membros mais novos", escreveu na sua mensagem o estadista angolano.
Enfatizou que não se pode "esquecer do sofrimento e das vulnerabilidades das meninas e meninos que, em África e outras partes do Mundo, particularmente na sacrificada Faixa de Gaza, são vítimas do descaso e da violência gratuita daqueles que, deliberadamente, atropelam os mais elementares direitos dos seus semelhantes".
"Que a Humanidade se una na missão de construir um futuro melhor, em que as crianças possam desfrutar de uma ampla felicidade no seio de famílias que efectivamente as tenham como prioridade absoluta", lê-se na mensagem de João Lourenço.
O Dia Internacional da Criança foi assinalado, pela primeira vez, em 1950, por iniciativa das Nações Unidas, visando chamar a atenção para os problemas que as crianças enfrentavam.
Naquele dia, os Estados-Membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afecto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, protecção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de paz e fraternidade.