Política

Política


PUBLICIDADE

Presidente João Lourenço participa na Cimeira dos BRICS no Brasil

Presidente da República desloca-se ao Brasil para cimeira dos BRICS
Presidente da República desloca-se ao Brasil para cimeira dos BRICS Imagens: CIPRA

Redacção

Publicado às 12h17 05/07/2025 - Actualizado às 17h37 05/07/2025

Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, desloca-se, este sábado, ao Brasil para participar na décima sétima Cimeira dos BRICS, que vai decorrer, durante dois dias, na cidade do Rio de Janeiro.

De acordo com uma nota de imprensa da Presidência da República, João Lourenço, que participa na cimeira como convidado, vai juntar-se a outros líderes convidados idos de diferentes regiões geográficas, como Ásia, América Latina e África, prevendo-se a partilha de reflexões sobre vários temas actuais que constituem preocupações crescentes da humanidade.

Entre as questões previstas, destacam-se a paz e segurança, reformas da governação global, reforço do multilateralismo, inteligência artificial, ambiente e saúde global.

São objectivos dos BRICS fortalecer a cooperação económica, política e social entre os seus membros e promover um aumento da influência dos países do Sul Global na governança internacional.

Visa igualmente melhorar a legitimidade, equidade na participação e eficiência das instituições globais, como a ONU, FMI, Banco Mundial e Organização Mundial do Comércio, assim como impulsionar o desenvolvimento socioeconómico sustentável e promover a inclusão social.

Recorde-se que o Presidente João Lourenço participou, em 2018, na África do Sul, numa cimeira dos BRICS, tendo na altura manifestado o desejo de Angola ser integrada na organização para beneficiar de ajuda para a contínua tarefa de reconstrução nacional do seu país.

O Brasil assumiu a presidência rotativa do BRICS este ano, com mandato até Dezembro do ano em curso, apostando na sua consolidação como um mecanismo de transformação social e económica, defesa da cooperação Sul-Sul e inclusão dos temas sobre saúde global, segurança alimentar e sustentabilidade na agenda da organização.

À saída de Luanda, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Presidente João Lourenço recebeu cumprimentos de despedida da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, e de membros do Executivo.

Formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS), o grupo integra actualmente outros países, nomeadamente Arábia Saudita, Egipto, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irão.

PUBLICIDADE