Política

Política


PUBLICIDADE

Angola reafirma reforço da cooperação e amizade com Cabo Verde

Angola reafirma reforço da cooperação e amizade com Cabo Verde
Angola reafirma reforço da cooperação e amizade com Cabo Verde Imagens: DR

Redacção

Publicado às 17h21 06/07/2025 - Actualizado às 17h21 06/07/2025

Luanda - A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, reafirmou este sábado, na cidade da Praia, Cabo Verde, o compromisso de Angola em reforçar a cooperação e a amizade que une os dois países e povos (angolano e cabo-verdiano) alicerçadas pelos laços de consanguinidade.

Intervindo numa sessão evocativa, promovida no quadro das celebrações do 50º aniversário da independência Cabo Verde, Carolina Cerqueira destacou a necessidade dos dois países e povos continuarem "a caminhar lado a lado e ombro a ombro, fortalecendo os laços que ergueram durante as últimas cinco décadas de fraternidade e de afirmação como nações independentes e soberanas".

"Angola sente-se profundamente ligada a esta nação irmã. Partilhamos uma história comum de resistência, de sonhos e de lutas", disse Carolina Cerqueira.

De acordo com a Presidente da Assembleia Nacional, nestes 50 anos, Cabo Verde consolidou-se como símbolo de paz, democracia e desenvolvimento económico, social e humano.

"Mais o maior tesouro de Cabo Verde é, sem dúvida, o seu povo trabalhador, resiliente, culto, acolhedor e sempre de braços abertos ao mundo", reforçou a líder do parlamento angolano.

Destacou os 50 anos de luta pela afirmação de um povo que foi capaz de transformar, com suor e lágrimas, as agruras da seca severa e escassez profunda de recursos em oportunidades de criatividade, a distância em pontes de comunhão e a emigração em cultura universal.

Carolina Cerqueira augura que os próximos 50 anos sejam ainda mais luminosos e frutuosos e que os ventos do Atlântico continuem a levar as vozes cabo-verdianas além-mar e que a juventude-herdeira de Amílcar Cabral, Cesária Évora e de toda uma geração de visionários - continue a erguer forte o nome de Cabo Verde.

As festas da independência de Cabo Verde contaram com as presenças de do Presidentes Marcelo Rebelo de Sousa (Portugal), Sissoco Embaló (Guiné-Bissau), Diomaye Faye (Senegal), Carlos Vila Nova (São Tomé e Príncipe) e o Grão-Duque do Luxemburgo, bem como Amina Mohammed, secretária-geral adjunta das Nações Unidas.

Entre os convidados constou ainda a primeira-ministra de Moçambique, Maria Benvinda Levy.

A independência de Cabo Verde foi declarada a 05 de Julho de 1975, numa cerimónia no Estádio da Várzea, colocando fim ao regime colonial português no arquipélago.

PUBLICIDADE