Sétima cimeira África-União Europeia realiza-se em Luanda a 24 e 25 de Novembro


Luanda - A sétima Cimeira União Africana-União Europeia realiza-se, a 24 e 25 de Novembro próximo, em Luanda, centrada no reforço da cooperação entre os dois blocos, anunciou, esta terça-feira, em comunicado, o Conselho Europeu.
A cimeira, que vai juntar os 27 Estados membros da União Europeia e os 55 países que integram a União Africana, decorre no ano em que se celebram 25 anos de parceria entre os dois blocos e "num momento crucial em que Angola assume a presidência rotativa da União Africana", destaca a nota, divulgada pela agência Lusa.
A parceria entre a União Africana e a União Europeia foi formalmente estabelecida em 2000, na primeira Cimeira África-UE, no Cairo (Egipto).
As anteriores cimeiras realizaram-se em Lisboa (Portugal), em 2007, Tripoli (Líbia), em 2010, Bruxelas (Bélgica), em 2014, Abdijan (Cote D'Ivoire), em 2017 e Bruxelas, em 2022.
De acordo com a nota do Conselho Europeu, a cimeira de Luanda visa reforçar a cooperação "em domínios fundamentais, como a paz e a segurança, a integração económica, o comércio, o multilateralismo, o desenvolvimento ecológico, a digitalização, a migração, a mobilidade e o desenvolvimento humano".
A cimeira será co-presidida pelos Presidentes de Angola, João Lourenço, e do Conselho Europeu, António Costa, contando com a participação dos presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e da União Africana, Mahmoud Ali Youssouf.
A nota adianta que a cimeira de Luanda vai se basear nos resultados da recente reunião ministerial União Europeia-União Africana, realizada em Bruxelas, em Maio último, durante a qual os ministros reafirmaram o "seu empenho em estreitar os laços entre os dois continentes, orientados por valores partilhados, interesses mútuos e uma visão comum para o crescimento sustentável e a estabilidade".