Política

Política


PUBLICIDADE

Chefe de Estado acredita seis novos embaixadores

Acreditada nova embaixadora da Guiné pelo Presidente da República
Acreditada nova embaixadora da Guiné pelo Presidente da República Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 08h05 11/07/2025

Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, acreditou os novos embaixadores da Guiné, Argélia, Gabão, Japão, Croácia e México, em cerimónias separadas, realizadas esta quinta-feira, em Luanda.

Com efeito, foram acreditados os embaixadores da República da Guiné, Saifon Diallo, da Argélia, Mounir Bourouba, do Gabão, Edwige Koumby Missambo, e do Japão, Sano Hiroaki, com estatuto de estatuto de residentes em Angola.

Foram igualmente acreditados os embaixadores da Croácia, Anita Trsic Pop, e do México, Sara Valdés Bolaño, com estatuto de não residentes.

O Presidente João Lourenço manteve conversas privadas, de aproximadamente 15 minutos, com cada um dos diplomatas acreditados, com quem abordou questões relacionadas com a cooperação bilateral entre Angola e cada um dos países.

A embaixadora da Guiné, Saifon Diallo, é diplomata de carreira, com 42 anos de experiência, tendo exercido funções de chefia em diversos departamentos no Ministério dos Negócios Estrangeiros do seu país, tendo sido igualmente ministra do Planeamento e Cooperação Internacional.

Mounir Bourouba, da Argélia, exerce diplomacia há cerca de 20 anos e já trabalhou no Ghana, Alemanha e França.

Por seu lado, o diplomata do Gabão, Edwige Koumby Missambo, tem 17 anos de carreira e já trabalhou na sede das Nações Unidas, em Genebra (Suíça), tendo, no Ministério dos Negócios Estrangeiros do seu país, exercido funções em diversos departamentos.

O diplomata japonês Sano Hiroaki já exerceu funções em missões diplomáticas do seu país no Brasil e em Portugal. 

A embaixadora da Croácia, Anita Trsic Pop, é a actual embaixadora do seu país em Portugal, onde reside.

A diplomata do México, Sara Valdés Bolaño, entre outras tarefas, já representou o seu país no Vietname. 

PUBLICIDADE