Política

Política


PUBLICIDADE

Angola acolhe Cimeira da Juventude Africana em Agosto próximo

Angola acolhe Cimeira da Juventude Africana em Agosto próximo
Angola acolhe Cimeira da Juventude Africana em Agosto próximo Imagens: DR

Redacção

Publicado às 07h39 12/07/2025

Luanda – Angola acolhe a Cimeira da Juventude Africana, de 9 a 12 de Agosto próximo, em Luanda, numa promoção da União Pan-Africana da Juventude, em parceria com o Conselho Nacional da Juventude de Angola (CNJ).

A informação foi avançada sexta-feira, em Luanda, pelo presidente do CNJ, Isaías Calunga, a saída de uma audiência que manteve com a vice-presidente do MPLA, Mara Quiosa.

O encontro serviu para informar a vice-presidente do MPLA sobre o ponto de situação da Cimeira em que vai envolver delegações de cerca de 55 países e distintos chefes de Estados africano, acrescentando que o evento tem como objectivo a promoção de um debate em torno do passado, presente e futuro da juventude africana.

“Entre os líderes internacionais que já confirmaram presença destacam-se os Presidentes da África do Sul, Namíbia e Moçambique”, sublinhou.

Para si, a participação de chefes de Estado reforça o carácter diplomático e estratégico do evento, exigindo a articulação com as instâncias superiores do Estado angolano e com o partido no poder, o MPLA.

De acordo com Isaías Calunga, durante o certame serão abordados temas estratégicos como parcerias multilaterais, tecnologia, inovação, diplomacia e participação dos jovens no desenvolvimento dos seus países e do continente.

Fez saber ainda que os participantes estarão envolvidos em sessões de debate cujas resoluções serão posteriormente enviadas aos Chefes de Estado africanos, como contributo para a formulação de políticas públicas alinhadas com os anseios da juventude.

Avançou que o evento conta, até ao momento, com mais de 80% da preparação concluída, destacando o forte empenho das equipas envolvidas.

“Trabalhámos com antecedência para garantir que esta seja uma Cimeira de dimensão histórica para Angola e para África”, afirmou.

Isaías Calunga apelou ao envolvimento da vice-presidente do MPLA, Mara Quiosa, considerando uma figura dinâmica e essencial para o sucesso do evento, especialmente no contexto das eleições da juventude angolana que coincidem com o período do evento.

 

PUBLICIDADE