Angola e Egipto analisam incremento da cooperação bilateral


Luanda - Os ministros das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e do Egipto, Badr Ahmed Mohamed Abdelatty, analisaram, este sábado, em Malabo (Guiné Equatorial), a necessidade de incremento da cooperação bilateral.
Téte António e Badr Ahmed Mohamed Abdelatty encontram-se na Guiné Equatorial para participar, este domingo, na sétima reunião de Coordenação Semestral entre a União Africana, Comunidades Económicas e os Mecanismos Regionais.
Os dois interlocutores concordaram sobre a necessidade de troca de visitas de delegações oficiais entre os dois países.
O ministro angolano das Relações Exteriores e dos Negócios Estrangeiros do Egipto comprometeram-se em continuar a trabalhar conjuntamente dentro da União Africana, de modo a cumprir a Agenda 2063, bem como a encontrar soluções inovadoras que contribuam para o desenvolvimento económico e social do continente.
Angola e o Egipto têm actualmente cerca de 20 acordos assinados, com realce para o Geral de Cooperação Económica, Científica e Técnica, desde 1987, assim como os memorandos de Entendimento sobre Segurança e Ordem Pública e sobre Assistência Técnica para Exploração de Águas Subterrâneas.
Os dois países estão ainda vinculados por acordos bilaterais no domínio da defesa e de supressão de vistos em Passaportes Diplomáticos e de Serviço, esclarece uma nota do Ministério das Relações Exteriores angolano.
As relações de cooperação político-diplomáticas entre Angola e o Egipto foram formalizadas a 18 de Fevereiro de 1976, com a abertura das respectivas embaixadas em Luanda e no Cairo, tendo o Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica e Técnica sido assinado, em Março de 1987.