Presidente João Lourenço dirige reunião de coordenação da União Africana


Luanda - O Presidente da República e em exercício da União Africana, João Lourenço, anunciou, este domingo, em Malabo (Guiné Equatorial), a realização, em Setembro próximo, de uma conferência de Chefes de Estado africanos para analisar os conflitos que assolam o continente.
Ao discursar na sétima reunião de coordenação semestral entre a União Africana, Comunidades Económicas e os Mecanismos Regionais, João Lourenço adiantou que a conferência será realizada à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, organizada pela organização continental, em coordenação com Angola.
Antes de João Lourenço, discursaram a Primeira-Dama da Guiné Equatorial, Constancia Mangue de Obiang, o presidente da Comissão da UA, Mahmoud Ali Youssouf, e o Chefe de Estado equato-guineense, Teodoro Obiang, na qualidade de anfitrião.
A sétima reunião está a avaliar os principais projectos da União Africana e o processo de integração do continente, assim como será feito o balanço do estado de implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana.
Neste encontro, que decorre no Centro Internacional de Conferências de Sipopo, na cidade de Malabo, está igualmente em avaliação o estado de andamento das principais plataformas e projectos da União Africana e em que situação se encontra o processo de integração do continente, assim como um balanço do trabalho das comunidades económicas regionais, seus progressos e desafios.
O Presidente João Lourenço e a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço encontram-se, desde sábado, em Malabo, tendo sido recebidos pelo Primeiro-Ministro da Guiné Equatorial, Manuel Osa Nsue Nsua, e pelo chefe da diplomacia angolana, Téte António.
A reunião de coordenação semestral entre a União Africana, Comunidades Económicas Regionais e os Mecanismos Regionais é um encontro anual criado para discutir e coordenar as acções, no âmbito da integração regional e continental africana.
Visa promover uma divisão de trabalho eficaz e colaboração entre a União Africana e as Comunidades Económicas Regionais e os Mecanismos Regionais, de modo a estarem alinhados com os princípios de subsidiariedade, complementaridade e vantagem comparativa.
Esta reunião avalia os progressos na implementação de iniciativas de integração continental, como a Agenda 2063, o roteiro estratégico para a transformação socio-económica e a integração do continente africano.
A reunião é considerada crucial para a garantia da unidade e da eficácia da acção africana na promoção do desenvolvimento e da integração do continente, fazendo parte de um esforço mais amplo da União Africana para fortalecer a governança e a cooperação no continente, buscando soluções africanas para problemas africanos.
Entre as principais comunidades económicas regionais africanas estão a de Desenvolvimento da África Austral (SADC), dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), da África Oriental (CAO), da África Central (CEEAC) e o Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA).
Já os mecanismos regionais africanos constituem as iniciativas de cooperação e integração entre países do continente, com vista a promover o desenvolvimento económico, a paz e a segurança, podendo ser tanto comunidades económicas regionais quanto outros organismos que actuam na prevenção e resolução de conflitos.
A sétima reunião foi antecedida da quadragésima sétima sessão ordinária do Conselho Executivo, que se realizou entre quinta e sexta-feira, em Malabo, presidida pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, na qualidade de presidente em exercício do conselho.