Comandante-em-Chefe condecora Agostinho Neto e José Eduardo dos Santos


Luanda - Os antigos Presidentes da República António Agostinho Neto e José Eduardo dos Santos foram condecorados, a título póstumo, com a medalha da Palma Militar - Classe Única, esta quinta-feira, em Luanda, pelo Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA), João Lourenço.
A medalha ao fundador da Nação e general-de-exército, António Agostinho Neto, foi entregue à viúva Maria Eugénia Neto.
Por seu lado, a medalha do antigo Presidente da República e general-de-exército, José Eduardo dos Santos, foi entregue à viúva Ana Paula dos Santos.
Nesta cerimónia, que se enquadra no Sistema de Condecorações Militares das Forças Armadas Angolanas (FAA), por ocasião dos 50 anos de Independência Nacional, foram condecorados, com a medalha da Palma Militar - Classe Única, 38 individualidades, entre as quais 28 generais-de-exército, um general-de-aviação, um general, sete almirantes e um tenente-general.
O Presidente da República e Comandante-em-Chefe das FAA condecora igualmente , nesta cerimónia, com a medalha do Valor das Forças Armadas Angolanas - 1ª Classe, 18 generais e três almirantes, enquanto a da 2ª Classe distingue 10 generais, um almirante 11 tenentes-generais, um vice-almirante e um coronel, e a da 3ª Classe um general, 16 tenentes-generais e dois brigadeiros.
O Decreto Presidencial de outorga das condecorações refere que as homenagens servem para prestar especial reconhecimento, promover a atracção e incentivo das carreiras militares, bem como a respectiva dignificação dos oficiais generais e almirantes, oficiais superiores, capitães, subalternos, sargentos, praças e a unidades, estabelecimentos e órgãos, que tenham prestado um exemplar contributo na elevação da Nação e das FAA.
O documento explica que os contemplados com as medalhas da Palma Militar - Classe Única e Valor das Forças Armadas - 1.ª Classe serão condecorados pelo Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas.
No seu Decreto, João Lourenço confere poderes ao ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República para condecorar os beneficiados com a medalha da Defesa Nacional, em todas as suas classes.
Por seu lado, ao ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria é conferido poder para condecorar os contemplados medalha Militar dos Serviços Distintos, em todas as suas classes.
Ao Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas é conferido poder para condecorar os da medalha Militar de Tempo de Serviço em todas as suas classes.
Por seu lado, a medalha da Defesa Nacional - 1ª Classe distingue 12 generais-de-exército, um general-de-aviação, sete generais, três almirantes, dois tenentes-generais, seis vice-almirantes e sete contra-almirantes, enquanto na 2ª Classe foram contemplados um general, três tenentes-generais e um vice-almirante e na 3ª Classe são beneficiados dois generais, 65 tenentes-generais, doze vice-almirantes, 28 brigadeiros e sete contra-almirantes.
Com a medalha Militar dos Serviços Distintos - 1ª Classe, o Presidente da República distinguiu nove generais-de-exército um general-de-aviação e dez generais, na 2ª Classe Prata, três generais, oito tenentes-generais e um vice-almirante, enquanto na 3ª Classe foram distinguidos 18 tenentes-generais, cinco vice-almirantes, um brigadeiro e um contra-almirante.
A medalha Militar de Tempo de Serviço - 1ª Classe vai contemplar nove general-de-exército, um general-de-aviação, cinco generais, um almirante, três tenentes-generais, um vice-almirante, nove brigadeiros, um contra-almirante, onze coronéis, três capitães-de-mar-e-guerra e dois tenentes-coronéis.
Com a medalha Militar de Tempo de Serviço - 2ª Classe foram distinguidos quatro tenentes-generais, um brigadeiro, dois contra-almirantes, 26 coronéis, três capitães-de-mar-e-guerra e seis tenentes-coronéis, e na 3ª Classe dez brigadeiros, um contra-almirante, 31 coronéis, oito capitães-de-mar-e-guerra e seis tenentes-coronéis.
Com a medalha Militar da Solidariedade e Manutenção da Paz - 1ª Classe, foram contemplados nove generais-de-exército, um general-de-aviação, cinco generais e um almirante.
O Presidente da República outorgou a medalha Comemorativa das Forças Armadas Angolanas - Classe Única a dois brigadeiros, seis coronéis, 19 tenentes-coronéis, dois capitães-de-fragata, 31 majores, 15 capitães-de-corveta, nove capitães, dois tenentes-de-navio, três tenentes, dois tenentes-de-fragata, cinco sub-tenentes, quatro sargentos-maiores, seis sargentos-chefes, quatro sargentos-ajudantes, três primeiro-sargentos e dois segundos-sargentos.
O memento é também uma ocasião para prestar especial reconhecimento, promover a atracção e incentivo das carreiras militares, bem como a respectiva dignificação dos Oficiais Generais e Almirantes, Oficiais Superiores, Capitães, Subalternos, Sargentos, Praças e a Unidades Estabelecimentos e Órgãos, que tenham prestado um exemplar contributo na elevação da Nação e às Forças Armadas Angolanas.