Embaixadora Josefa Sacko apresenta cartas credenciais em Roma


Luanda - A embaixadora da República de Angola na Itália, Josefa Leonel Correia Sacko, apresentou na última quinta-feira as cartas credenciais ao Presidente italiano, Sérgio Mattarella, durante uma cerimónia realizada no Palácio do Quirinal, em Roma.
Na ocasião, a diplomata angolana destacou o fortalecimento das relações políticas e comerciais entre os dois países, reafirmando o compromisso de Angola em intensificar a cooperação bilateral.
Por seu lado, o Presidente Mattarella salientou os laços históricos entre Angola e Itália, sublinhando os valores de amizade e respeito mútuo que pautam o relacionamento entre os dois Estados e Povos.
De seguida, numa outra cerimónia com membros do corpo diplomático, organizações internacionais e representantes da sociedade civil, nas instalações da Missão Diplomática de Angola em Roma, a embaixadora Sacko sublinhou a importância histórica e estratégica das relações entre Angola e Itália, e reforçou o espírito de colaboração entre nações parceiras.
No seu discurso, a embaixadora realçou o papel pioneiro da Itália ao ter sido o primeiro Estado europeu a reconhecer a independência de Angola, um gesto que considerou como um alicerce fundamental para aprofundar a cooperação bilateral.
Josefa Sacko reiterou o compromisso da Missão em Roma em reforçar os laços culturais, educativos e económicos entre os dois países, com enfoque no investimento agrícola sustentável e no fortalecimento dos laços com as agências das Nações Unidas sediadas na capital italiana: FAO, FIDA e PAM.
A diplomata reafirmou também o empenho de Angola na implementação do Plano Maei, que visa uma nova abordagem de parceria entre África e Europa, baseada no respeito mútuo e no desenvolvimento sustentável.