Política

Política


PUBLICIDADE

Mensagem do Presidente do Congo entregue ao homólogo angolano

Presidente João Lourenço recebe mensagem do homólogo do Congo
Presidente João Lourenço recebe mensagem do homólogo do Congo Imagens: CIPRA

Redacção

Publicado às 07h46 22/07/2025 - Actualizado às 07h54 22/07/2025

Luanda– O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, uma mensagem do seu homólogo do Congo, Denis Sassou Nguesso, que lhe foi entregue pelo ministro congolês dos Negócios estrangeiros, Jean Claude Gakosso.

Na qualidade de enviado especial do Presidente congolês, Jean Claude Gakosso disse à imprensa, depois da audiência, que a mensagem de Denis Sassou Nguesso enquadra-se nas comemorações dos 50 anos anos da Independência Nacional, a assinalar-se em 11 de Novembro próximo, considerando ser uma ocasião de profundo simbolismo para os dois povos.

Jean Claude Gakosso destacou a importância histórica das relações bilaterais, tendo sublinhado que Angola e o Congo “estão ligados pelo sangue, pelo chão e pela história”.

Recordou que este ano é muito particular para Angola e para o Congo, por se celebrar os 50 anos da independência angolana, evento vivido com grande entusiasmo no Congo, em 1975.

Deu a conhecer que, durante a audiência, foram igualmente abordadas questões de interesse bilateral, com destaque para a paz e a segurança na região, tendo realçado o papel de liderança do Presidente João Lourenço nos esforços de pacificação no Leste da República Democrática do Congo (RDC).

Sublinhou ainda o desempenho do estadista angolano na realização de eventos internacionais de grande impacto, com realce para a Cimeira de Negócios Estados Unidos–África, recentemente realizada em Luanda, e enfatizou o seu empenho contínuo na integração africana, incluindo a preparação da próxima cimeira entre a União Africana e a União Europeia.

Outro tema abordado foi o apoio de Angola à candidatura do cidadão congolês Edouard Matoko, ao cargo de director-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O chefe da diplomacia congolesa adiantou que Edouard Matoko é quadro sénior da UNESCO, onde fez toda a sua carreira, tendo participado também na primeira edição da Bienal de Luanda, defendendo que a sua candidatura representa, não apenas o Congo, mas todo o grupo africano.

As relações entre Angola e o Congo baseiam-se numa cooperação que inclui as áreas da segurança, energia, transportes, comércio, educação e cultura, mantendo os dois países um diálogo político regular, com coordenação constante em matéria de segurança e mobilidade, por partilharem uma fronteira.

No sector da defesa e segurança, a cooperação incide, entre outros aspectos, no combate ao tráfico transfronteiriço e na protecção das fronteiras, no âmbito da Comissão Mista Permanente, enquanto na energia e nos petróleos encontram-se em curso estudos de colaboração entre a Sonangol e a congolesa SNPC, com vista à eventual exploração conjunta de hidrocarbonetos.

PUBLICIDADE