Política

Política


PUBLICIDADE

Presidente João Lourenço trabalha na capital da província do Cuando

Um pormenor de Mavinga, capital da província do Cuando
Um pormenor de Mavinga, capital da província do Cuando Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 11h49 22/07/2025 - Actualizado às 11h49 22/07/2025

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, encontra-se em Mavinga (província do Cuando) para uma visita de trabalho de algumas horas, esta terça-feira, que inclui testemunhar o início da construção da futura capital provincial.

À sua chegada, recebeu cumprimentos do ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, e do governador da província do Cuando, Lúcio Gonçalves Amaral.

Segundo o CIPRA, esta deslocação do Presidente da República ao Cuando representa um primeiro impulso para a criação de condições necessárias ao funcionamento das novas províncias resultantes da nova divisão político-administrativa do país.

João Lourenço, além de dirigir uma reunião com as autoridades locais, vai testemunhar o início da construção de infra-estruturas para transformar a actual vila de Mavinga em cidade, com o estatuto de capital provincial.

A província do Cuando, com mais de 98 mil habitantes, segundo o censo 2014, está localizada no Leste de Angola, tendo como limites a Norte a província de Moxico, a Oeste a do Cubango, a Leste a República da Zâmbia e a Sul a Namíbia.

Possui nove municípios, nomeadamente Cuito Cuanavale, Dima, Dirico, Luengue, Luiana, Mavinga, Mucusso, Rivungo e Xipundo.

A região destaca-se pelas suas potencialidades na criação de gado bovino, caprino e ovino, além de integrar a Área de Conservação Transfronteiriça Okavango -Zambeze, com grande potencial turístico e de conservação ambiental.

PUBLICIDADE