Angola e PNUD analisam cooperação


Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, abordou, esta segunda-feira, em Luanda, com a representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Angola, Denise António, o estado actual da cooperação entre o país e a ONU.
Os dois interlocutores analisaram a situação dos programas em curso em diferentes domínios, objecto da parceria existente entre o Governo angolano e a organização internacional.
Foram, igualmente, abordadas as perspectivas de reforço da parceria estratégica entre o Governo de Angola e o PNUD, através da mobilização de recursos, promoção de iniciativas integradas nos sectores da saúde, educação e emprego jovem, e intensificação do apoio às zonas mais vulneráveis do território nacional.
Téte António manifestou total disponibilidade em continuar a trabalhar, em estreita coordenação com as agências da ONU, visando o aprofundamento da cooperação multilateral e a criação de melhores condições de vida para os cidadãos angolanos, esclarece uma nota de imprensa do Ministério angolano das Relações Exteriores.
Por seu lado, Denise António disse que o PNUD tenciona realizar em Angola um encontro intelectual africano para debater, de entre outros assuntos, questões relacionadas com a paz, reconciliação e pós-conflito em África.
O PNUD assume uma posição central na cooperação para o desenvolvimento em Angola, actuando em estreita articulação com o Executivo angolano e demais parceiros nacionais e internacionais, na implementação de projectos que visam a promoção da inclusão social, resiliência económica, boa governação, igualdade de género, empoderamento da juventude e adaptação às alterações climáticas.
Também apoia tecnicamente a formulação de políticas públicas, reforço das capacidades institucionais e criação de soluções inovadoras para acelerar o cumprimento da Agenda 2030 e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), numa abordagem alinhada às prioridades nacionais definidas no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2022-2027.
Em Angola, os programas do PNUD incluem áreas como a digitalização da administração pública, promoção de meios de subsistência sustentáveis, reforma do sector da justiça, combate à pobreza e promoção da coesão social, assim como apoia a preparação de relatórios nacionais sobre desenvolvimento humano e assegura assistência técnica em processos de planeamento estratégico e monitoria de políticas públicas.