Política

Política


PUBLICIDADE

Presidente da República recebe em audiências entidades estrangeiras

Presidente da República recebe responsável do Banco Mundial (esq.)
Presidente da República recebe responsável do Banco Mundial (esq.) Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 21h27 23/07/2025 - Actualizado às 21h27 23/07/2025

Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, responsáveis do Banco Mundial, da Organização Internacional de Aviação Civil e de uma empresa egípcia.

Com efeito, João Lourenço recebeu o director Executivo sénior para a gestão do Banco Mundial, Axel van Trotsenburg, que deu a conhecer que a carteira de investimentos da instutição em Angola ascende a 1,2 mil milhões de dólares.

Em declarações à imprensa, à saída da audiência, Axel van Trotsenburg informou que o conjunto de projectos governamentais em Angola financiados pelo Banco Mundial já atingiu a cifra de quase cinco mil milhões de dólares.

O responsável pela Política de Desenvolvimento e Parcerias da instituição sublinhou que dispõem de diversas modalidades de apoio, tendo destacado o projecto Bita, na província de Luanda, que beneficia de financiamento do Banco Mundial.

O projecto Bita visa melhorar o abastecimento de água à zona Sul de Luanda, fazendo com que, numa primeira fase, sejam produzidos 259 mil e 200 metros cúbicos por dia de água, 100 mil de armazenamento, 66 quilómetros de condutas adutoras, três mil e 700 quilómetros de rede de distribuição e 170 mil ligações domiciliares.

adiantou ter abordado com o estadista angolano a possibilidade de continuar a apoiar o governo sob diversas modalidades, reiterando o compromisso da instituição no investimento, assistência técnica e suporte ao sector privado.

ICAO elogia políticas do Governo

O presidente do Conselho de Administração da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), Salvatore Sciacchitano, foi igualmente recebido pelo estadista angolano, João Lourenço, tendo, no final da audiência, elogiado as políticas do Governo de adequação aos padrões internacionais e de desenvolvimento das infra-estruturas no sector dos transportes.

Dirigindo-se à imprensa, sublinhou a qualidade da construção do novo Aeroporto Internacional António António Agostinho Neto, na província de Icolo e Bengo, que estará totalmente operacional em breve.

"Tive o privilégio de visitar o novo aeroporto internacional. Foi extremamente gratificante observar uma infra-estrutura dessa magnitude, que certamente impulsionará o desenvolvimento do turismo e dos negócios", sublinhou.

Disse ter abordado com o Chefe de Estado angolano a cooperação existente com a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), que está apoiar o processo de operacionalização do novo Aeroporto Internacional António Agostinho Neto.

Empresa Arab Contractors

João Lourenço recebeu também o presidente da empresa egípcia “Arab Contractors”, Ahmed Elassar, que não prestou declarações à imprensa, no final da audiência.

A “Arab Contrators”, conhecida como Al Mokawloon Al Arab, é uma empresa regional egípcia de construção e contratação.

PUBLICIDADE