João Lourenço realça intensidade e profundidade das relações entre Angola e Portugal


Luanda O Presidente da República, João Lourenço, destacou, esta sexta-feira, em Lisboa, a intensidade e profundidade das relações entre Angola e Portugal, ao ser recebido no Palácio de Belém, pelo seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa.
Na mensagem que escreveu no Livro de Honra da Presidência da República Portuguesa, João Lourenço deixou expresso que volta ao Palácio de Belém "em pouco mais de um ano, facto que ilustra com muita clareza a intensidade e a profundidade das relações que existem entre Angola e Portugal”.
O estadista angolano reafirmou o compromisso de ambos os países em transformar oportunidades em acções concretas, com impacto positivo no reforço da cooperação e na realização dos anseios dos respectivos povos.
“Dois países que estão permanentemente atentos a todas as oportunidades que se lhes oferecem, para identificarem e transformarem-nas em acções concretas, orientadas para o reforço da cooperação bilateral e para a concretização das aspirações dos nossos povos ao progresso, ao desenvolvimento e ao bem-estar”, escreveu o Presidente angolano.
O registo no Livro de Honra enquadrou-se no programa da visita oficial, iniciado com a recepção pelo Chefe de Estado portguês, Marcelo Rebelo de Sousa, com quem manteve um encontro privado, seguido de declarações de ambos à imprensa.
Angola e Portugal vão assinar 11 acordos de cooperação em vários domínios.
O programa da visita inclui um encontro com empresários portugueses e angolanos, visando aprofundar a cooperação económica e explorar oportunidades de investimento entre os dois países.
A jornada prossegue com uma visita de cortesia, esta sexta-feira, à Assembleia da República, onde vai reunir-se com o líder do Parlamento português, José Aguiar-Branco.
O dia encerra com um jantar oficial no Palácio da Ajuda, promovido em honra do Presidente da República.
No sábado, os Presidentes de Angola e de Portugal participam na oitava edição do EurAfrican Forum 2025, que vai decorrer sob o lema “Transformar o Amanhã: construir parcerias globais para cumprir a Agenda 2063”, reunindo políticos, empresários, académicos e líderes dos vários continentes.
O EurAfrican Forum 2025 é uma iniciativa promovida pelo Conselho da Diáspora Portuguesa, para debater as oportunidades de crescimento entre os continentes, posicionando Portugal como plataforma internacional de criação de redes colaborativas, esclarece uma nota do Ministério angolano das Relações Exteriores.
Temas como comércio e investimento, segurança energética, tecnologia e inovação, resiliência de infra-estruturas, desafios climáticos e geopolíticos, ecossistemas de start-ups e harmonização de estratégias de igualdade de género, educação e saúde em África e na Europa, estão agendados para o encontro.
A visita insere-se no quadro das relações de amizade e cooperação entre Angola e Portugal, e visa o reforço dos laços políticos, económicos e diplomáticos entre os dois países.