Angola e Cuba avaliam cooperação parlamentar


Luanda - A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, manteve, esta quinta-feira, em Genebra (Suíça), um encontro de cortesia com o seu homólogo cubano, Juan Esteban Lazo Hernández, com quem abordou questões relacionadas com a cooperação parlamentar.
Durante o encontro, os dois interlocutores enfatizaram a necessidade de estreitar as relações de cooperação entre os dois órgãos legislativos, que foram consideradas excelentes.
Face à actual situação global, Carolina Cerqueira e Juan Hernández concordaram sobre a necessidade de os parlamentos unirem-se para fazer face à pobreza, fome, desemprego, mudanças climáticas, entre outros desafios para melhorar a vida das pessoas.
O encontro serviu, igualmente, para identificar o reforço da cooperação existente, construir um diálogo institucional permanente em matéria de reforço de capacidade, bem como necessidade de rubricar novos acordos de cooperação mutuamente vantajosos para assegurar o pleno funcionamento de ambas instituições parlamentares.
Durante a reunião foi sublinhado o apoio de Cuba, cujos cidadãos verteram o seu sangue na conquista e preservação da independência de Angola, e que continua a formar várias centenas de quadros angolanos ao nível de licenciatura, mestrado e doutoramento, contribuindo para o preenchimento das lacunas existentes em termos de escassez de quadros.
Foi também reafirmado o compromisso de continuar o reforço do engajamento na implementação da solidariedade internacional para promover e proteger os direitos dos cidadãos e assegurar o desenvolvimento multifacetado de ambos os Países.
Na óptica dos dois responsáveis parlamentares, os parlamentos devem aprovar legislação centrada na resolução dos problemas que afectam as pessoas vulneráveis, particularmente na protecção dos direitos das mulheres crianças.
Carolina Cerqueira afirmou que os laços de amizade entre Angola e de Cuba são perenes, porque o povo angolano estará sempre grato ao povo cubano pelo apoio prestado na luta pela independência nacional e no processo de reconstrução.
Por seu turno, o presidente do Parlamento Cubano informou que terá a honra de representar o seu país na cerimónia alusiva aos 50 anos de independência da República de Angola, a assinalar-se a 11 de Novembro do ano em curso.
O presidente da Assembleia Popular e, igualmente, Presidente do Conselho de Estado de Cuba deu a conhecer os esforços que estão a ser desenvolvidos para suprir a nível económico os graves problemas que enfrentam, em sequência da crise global.
Ainda hoje a presidente da Assembleia Nacional manteve encontros separados com o Presidente do Parlatino, organização dos parlamentos da América Latina e Caraíbas,Rolando Patrício, com quem tratou questões ligadas ao fortalecimento das relações e cooperação multilateral.
A agenda de Carolina Cerqueira incluiu, igualmente, um encontro com a Presidente do Parlamento da África do Sul, Thoko Didiza.
Os três encontros ocorreram à margem da 6ª Conferência Mundial dos Presidentes dos Parlamentos, que decorreu em Genebra (Suíça).
Participaram das reuniões, a Deputada Idalina Valente, Presidente do grupo nacional de acompanhamento às organizações internacionais, funcionários do Parlamento e diplomatas da Missão Permanente de Angola em Genebra.
Angola e Cuba mantêm relações de cooperação em vários outros domínios, como da segurança, educação, saúde, transportes, obras públicas, construção, petróleos, desporto, cultura, turismo e agricultura.
Os dois países estabeleceram relações diplomáticas a 15 de Novembro de 1975, quatro dias depois da independência de Angola e, um ano depois, assinaram o Acordo Geral de Cooperação, que originou a Comissão Bilateral.