CONDECORAçãO
Condecoradas mais 330 individualidades e associações

02/07/2025 18h43
Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, condecorou, esta quarta-feira, mais 330 individualidades, associações e agrupamentos culturais, no quadro das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro próximo.
Com efeito, foram condecorados 155 individualidades e agrupamentos musicais na classe Independência e 175 na Paz e Desenvolvimento.
Esta quinta-feira, outras 324 personalidades serão distinguidas, no quadro da terceira cerimónia de condecoração, que está a homenagear individualidades ou grupos de indivíduos pelo legado perene de dedicação e serviço à Pátria, ao longo do percurso histórico nacional.
O reconhecimento enquadra-se nas celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, dando continuidade ao processo de distinção de personalidades ou grupos de indivíduos, iniciado a 04 de Abril do corrente ano.
Nesta terceira cerimónia estão a ser condecorados 654 cidadãos e instituições, sendo 155 na Classe Independência e 499 na Classe Paz e Desenvolvimento, distinguindo nacionalistas, políticos, militares, jornalistas, artistas, entidades religiosas, desportistas, grupos musicais e de dança, associações filantrópicas, entre outros.
Recorde-se que a primeira cerimónia de condecoração realizou-se, a 04 de Abril do corrente ano, tendo sido distinguidos 247 individualidades, das quais 99 na Classe Independência e 148 na Paz e Desenvolvimento.
Em finais de Maio último, foram condecoradas outras 699 personalidades, sendo 254 com a medalha na classe Independência e 445 na Paz e Desenvolvimento.
A medalha comemorativa dos 50 anos da independência, em três classes, incluindo a de Honra, é atribuída a cidadãos nacionais e estrangeiros que prestaram serviços relevantes na luta de libertação nacional e pela Independência e que contribuíram de forma significativa para a defesa da pátria, da soberania nacional e da integridade territorial, assim como para a conquista da paz e da reconciliação nacional.
É ainda atribuída aos que contribuíram para a promoção da solidariedade, defesa e promoção dos direitos fundamentais dos cidadãos, consolidação das instituições democráticas, reconstrução do país no período pós guerra, para o desenvolvimento nos domínios económico, social, cultural, militar e diplomático ou bem-estar das populações, artes, ciência, educação ou desporto.