INDEPENDêNCIA
Presidente da AN participa nas festividades da Independência de Cabo Verde

04/07/2025 13h44
Luanda - A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, encontra-se, na cidade da Praia, para participar nas celebrações dos 50 anos da Independência Nacional de Cabo Verde, a assinalar-se este sábado (05).
A sua chegada, a delegação parlamentar foi recebida pelo embaixador de Angola em Cabo Verde, Agostinho Tavares, e pelo primeiro secretário de Mesa da Assembleia Nacional caboverdiana.
Carolina Cerqueira afirmou ser portadora de uma mensagem de amizade, solidariedade, fraternidade e cooperação para o povo e autoridades de Cabo Verde, destacando que os dois países são membros da Assembleia Parlamentar da CPLP, dos parlamentos da Francofonia e da União Africana e trabalham a favor do desenvolvimento e do bem-estar das suas populações.
“Os nossos Estados estão engajados na prosperidade dos nossos povos, na paz global e, sobretudo, num clima de entendimento, a nível regional e internacional”, enfatizou, nas declarações prestadas no aeroporto.
Sublinhou que a delegação parlamentar angolana, que integra os deputados Justino Pinto de Andrade, José Semedo e Sara Fialho, vai participar também na sessão especial, a decorrer na Assembleia da República de Cabo Verde, em alusão ao 05 de Julho, oportunidade "para que Angola se junte, uma vez mais, aos seus irmãos cabo-verdianos, naquela que será uma grande festa nacional”.
De referir que o acto central das celebrações dos 50 anos da independência de Cabo Verde ocorrem este sábado, na cidade da Praia, contemplando uma missa de acção de graças, a deposição de uma coroa de flores no Memorial de Amílcar Cabral e uma sessão solene na Assembleia Nacional, com a intervenção do Chefe de Estado, José Maria Neves.
Estão igualmente programadas actividades culturais, incluindo espectáculos musicais, performances de dança, sessões de cinema ao ar livre, desfiles de moda tradicional e exposições.
Estão confirmadas as presenças dos Chefes de Estado de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, da Guin-eBissau, Umaro Sissoco Embaló, do Senegal, Diomaye Faye, e de São Toméw e Príncipe, Carlos Vila Nova, assim como o Grão-Duque do Luxemburgo, Henrique.
Entre os convidados destaca-se ainda a primeira-ministra de Moçambique, Maria Benvinda Levy, e Amina Mohammed, secretária-geral adjunta das Nações Unidas.
A independência de Cabo Verde foi declarada a 05 de Julho de 1975, numa cerimónia no Estádio da Várzea, colocando fim ao regime colonial português no arquipélago.