CONDECORAçõES
Antigos Presidentes da República distinguidos pelo Comandante-em-Chefe das FAA

10/07/2025 12h35
Luanda - O Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA), João Lourenço, outorgou, esta quarta-feira, em Luanda, a medalha da Palma Militar - classe única, a título póstumo, aos antigos Presidentes da República, António Agostinho Neto e José Eduardo dos Santos.
O Decreto Presidencial de outorga das condecorações refere que as homenagens servem para prestar especial reconhecimento, promover a atracção e incentivo das carreiras militares, bem como a respectiva dignificação dos oficiais generais e almirantes, oficiais superiores, capitães, subalternos, sargentos, praças e a unidades, estabelecimentos e órgãos, que tenham prestado um exemplar contributo na elevação da Nação e das FAA.
O documento explica que os contemplados com as medalhas da Palma Militar - Classe Única e Valor das Forças Armadas - 1.ª Classe serão condecorados pelo Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas.
No seu Decreto, João Lourenço confere poderes ao ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República para condecorar os beneficiados com a medalha da Defesa Nacional, em todas as suas classes.
Por seu lado, ao ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria é conferido poder para condecorar os contemplados medalha Militar dos Serviços Distintos, em todas as suas classes.
Ao Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas é conferido poder para condecorar os da medalha do Valor das Forças Armadas em todas as suas classes.
Com a medalha da Palma Militar - Classe Única, foram disntiguidos 38 individualidades, entre as quais 28 generais-de-exército, um general-de-aviação, um general, sete almirantes e um tenente-general.
A medalha do Valor das Forças Armadas Angolanas - 1ª Classe foi atribuída a 18 generais e três almirantes, a 2ª Classe a 10 generais, um almirante 11 tenentes-generais, um vice-almirante e um coronel, e a de 3ª Classe a um general, 16 tenentes-generais e dois brigadeiros.
Por seu lado, a medalha da Defesa Nacional - 1ª Classe distingue 12 generais-de-exército, um general-de-aviação, sete generais, três almirantes, dois tenentes-generais, seis vice-almirantes e sete contra-almirantes, enquanto na 2ª Classe foram contemplados um general, três tenentes-generais e um vice-almirante e na 3ª Classe são beneficiados dois generais, 65 tenentes-generais, doze vice-almirantes, 28 brigadeiros e sete contra-almirantes.
Com a medalha Militar dos Serviços Distintos - 1ª Classe, o Presidente da República distinguiu nove generais-de-exército um general-de-aviação e dez generais, na 2ª Classe Prata, três generais, oito tenentes-generais e um vice-almirante, enquanto na 3ª Classe foram distinguidos 18 tenentes-generais, cinco vice-almirantes, um brigadeiro e um contra-almirante.
A medalha Militar de Tempo de Serviço - 1ª Classe vai contemplar nove general-de-exército, um general-de-aviação, cinco generais, um almirante, três tenentes-generais, um vice-almirante, nove brigadeiros, um contra-almirante, onze coronéis, três capitães-de-mar-e-guerra e dois tenentes-coronéis.
Com a medalha Militar de Tempo de Serviço - 2ª Classe foram distinguidos quatro tenentes-generais, um brigadeiro, dois contra-almirantes, 26 coronéis, três capitães-de-mar-e-guerra e seis tenentes-coronéis, e na 3ª Classe dez brigadeiros, um contra-almirante, 31 coronéis, oito capitães-de-mar-e-guerra e seis tenentes-coronéis.
Com a medalha Militar da Solidariedade e Manutenção da Paz - 1ª Classe, foram contemplados nove generais-de-exército, um general-de-aviação, cinco generais e um almirante.
O Presidente da República outorgou a medalha Comemorativa das Forças Armadas Angolanas - Classe Única a dois brigadeiros, seis coronéis, 19 tenentes-coronéis, dois capitães-de-fragata, 31 majores, 15 capitães-de-corveta, nove capitães, dois tenentes-de-navio, três tenentes, dois tenentes-de-fragata, cinco sub-tenentes, quatro sargentos-maiores, seis sargentos-chefes, quatro sargentos-ajudantes, três primeiro-sargentos e dois segundos-sargentos.