AUDIêNCIA
Ministro Téte António recebeu secretário executivo da CIRGL

16/07/2025 12h32
Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu terça-feira, em Luanda, o secretário executivo da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), João Samuel Caholo.
Segundo uma nota do MIREX, durante o encontro as duas entidades abordaram questões ligadas à gestão corrente da CIRGL, com destaque para a preparação da próxima reunião estatutária desta Organização, a ter lugar proximamente em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo.
Os interlocutores analisaram igualmente os principais desafios operacionais enfrentados pela Secretaria Executiva da CIRGL, tendo identificado possíveis vias de superação, com vista à salvaguarda do normal funcionamento daquela estrutura multilateral.
Na ocasião, Téte António, que preside actualmente o Comité Regional Interministerial da CIRGL, apelou necessidade de um maior engajamento dos Estados-membros no cumprimento das decisões e recomendações emanadas dos órgãos competentes da Organização, em prol da consecução dos objectivos comuns.
A Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) é uma organização intergovernamental fundada com base no Pacto sobre Segurança, Estabilidade e Desenvolvimento na Região dos Grandes Lagos.
A CIRGL é composta por 12 Estados-membros, nomeadamente Angola, Burundi, República Centro-Africana, República do Congo, República Democrática do Congo, Quénia, Uganda, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia.
O objectivo CIRGL é o de promover a paz, segurança, estabilidade e desenvolvimento sustentável na região dos Grandes Lagos na África.
A organização busca resolver conflitos, fortalecer a democracia, proteger os direitos humanos, incentivar o crescimento económico, promover a integração regional e abordar questões humanitárias e sociais.
A CIRGL também trabalha para a igualdade de género e a protecção de mulheres e crianças.